ARLA/CLUSTER: Antena X 510

Rodrigo ct1bxt hotmail.com
Quarta-Feira, 5 de Junho de 2013 - 14:59:07 WEST

Boas,

Tenho uma antena dessas com mais de 20 anos !!.
Foi comprada na RMS por 38 contos (ainda se lembram dos contos ? para os
mais novos ou esquecidos, os contos são as notas de 5 eur ah ah ah) em
1992 e ainda funciona a 100%, pronto, 95% ah ah.
Para que a antena não traga problemas com infiltrações de agua é
necessário levar umas voltas de fita vulcanizadora nas junções.
Ao fim de uns anos é necessário substituir os isoladores de esponja
interiores ou a antena faz um barulho tremendo com o vento. A minha foi
entretanto pintada pois com os anos já se via o cavername todo.
Para o efeito, usei um primário e uma tinta para plásticos comprada numa
loja que vende tintas robialac.
Parece-me que vai durar mais uns tempos.
Baseado na opinião do PA0FRI fiz o mesmo ao isolador de fibra do R-6000,
já mesmo  começava a desagregar-se em pequenas fibras, como é reportado
pelo Hugo.

73
Rodrigo
ct1bxt