ARLA/CLUSTER: Antena X 510

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Quarta-Feira, 5 de Junho de 2013 - 15:49:26 WEST

Antena vertical Diamond X-510N e similares:- Os conselhos do Rodrigo-CT1BXT são partilhados por mim, tive 2 antenas destas a primeira durou mais de 15 anos sem problemas. Tal como refere o Ct1BXT, a fibra de vidro degrada-se com a acção contínua dos raios solares (é um fenómeno que tem a ver com a massa/cola das fibras e os raios ultra-violetas do Sol - no isolador base da vertical R-6000 também tive o cuidado de aplicar camada de silicone opaca). O melhor processo é isolar toda a antena X-510 com fita isoladora de boa qualidade cor preta resistente aos UVs, dá trabalho a enrolar mas vale a pena, prolonga a vida útil da antena!- Problema do ultimo elemento colínear da X-510 e similares (o tal tubinho de latão que oxida e se degrada), primeiro aquece com o normal funcionamento da antena e com a Potência de trabalho - quanto mais Power mais aquecimento! Conjuntamente com o aquecimento existe um fenómeno interno de condensação de vapor de água que concentra no topo (junto ao tubinho de latão), logo junta-se a oxidação superficial do latão e aquecimento pelo aumento da resistência electrica. O efeito é a degradação deste elemento da antena.- Questão dos separadores de esponja é importante, convém substituir periódicamente conforme refere o Ct1BXT- Possíveis medidas a tomar para aumentar a duração do tubo de latão: aplicar de início verniz marítimo para evitar a oxidação, ou outro protector anti-humidade e resistente a temperaturas elevadas, fazer manutenção anual e rever exterior e interior da antena, substituir o tubo por arame esmaltado mesmo diametro e comprimento, soldado em vez de cravado como vem de fábrica.- Será que a antena vertical X-510 vale todo este trabalho? Claro que sim, tem um ganho elevado e bastante resistência aos elementos, funciona em VHF e UHF e já trabalhei muitos contactos DX em 144 MHz com muitos países da Europa. Os seus ângulos de radiação são muito baixos e é para mim a melhor antena vertical dual-band. 73sCT1DDW

To: cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Antena X 510
Date: Wed, 5 Jun 2013 14:59:07 +0100
From: ct1bxt  hotmail.com

Boas,

Tenho uma antena dessas com mais de 20 anos !!.
Foi comprada na RMS por 38 contos (ainda se lembram dos contos ? para os
mais novos ou esquecidos, os contos são as notas de 5 eur ah ah ah) em
1992 e ainda funciona a 100%, pronto, 95% ah ah.
Para que a antena não traga problemas com infiltrações de agua é
necessário levar umas voltas de fita vulcanizadora nas junções.
Ao fim de uns anos é necessário substituir os isoladores de esponja
interiores ou a antena faz um barulho tremendo com o vento. A minha foi
entretanto pintada pois com os anos já se via o cavername todo.
Para o efeito, usei um primário e uma tinta para plásticos comprada numa
loja que vende tintas robialac.
Parece-me que vai durar mais uns tempos.
Baseado na opinião do PA0FRI fiz o mesmo ao isolador de fibra do R-6000,
já mesmo  começava a desagregar-se em pequenas fibras, como é reportado
pelo Hugo.

73
Rodrigo
ct1bxt