Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

pmafer pmafer gmail.com

..."Objectivo será fazer mais tarde satélite, ( os muito pouquitos ainda
funcionais, com pena minha), tentar qsos complicados tipo 150km / 250 km
entre estações, tentar escutar um EME aqui e acolá quando a sorte estiver
muito boa, e tentar alcançar repetidores que uma vertical não consiga. Tudo
isto em condições de propagação mediana ( nem tropo nem fechada)."...

Caro Luís,

Acho que o colega está a tentar fazer muita coisa com uma só Uda!

Acho que dentro das suas possibilidades terá de eleger a que for dar mais
uso. Assim:

- "QSO's complicados" fora LOS, habitualmente em SSB com PH.
- EME com PH.
- "QSO's menos complicados" com PV
- reps com PV
- e passarinhos esqueça lá as polarizações anteriores... circular

73's
Paulo