Re: ARLA/CLUSTER: FW: Polarização Vertical, Polarização Horizontal, Polarização Circular por Paulo Pinto, CT1ETE

Renato Encarnação ct7abr gmail.com

Boa Tarde.

Não querendo fazer figura de sabichão, apenas quero fazer alguns reparos à
parte introdutória do texto sobre polarizações.

1. A polarização não define a direcção de vibração da onda
electromagnética, mas sim a direcção de vibração da componente eléctrica da
onda. Não esquecer que são dois campos, eléctrico e magnético, que vibram
perpendiculares entre sí, que constituem a onda.

2. As perdas resultantes da relação pol. circular -> pol. línear são de
-3dB, mas as perdas devido à diferença de polarizações (vertical para
horizontal, ou vice-versa) não são só 20dB. Teóricamente, não existe
transferência de potência entre antenas com polarizações dispostas
perpendicularmente. Isto leva a que o ganho de conjunto seja 0, ou, por
outras palavras, leve a perdas de "menos infinito" dB. Na prática, existe
sempre alguma transferência de potência por diversos factores, alguns dos
quais são as antenas não estarem perfeitamente perpendiculares entre sí, ou
haver rotações de polarização no caminho da onda.

73,
-- Renato

No dia 9 de Julho de 2013 às 14:33, João Gonçalves Costa <