RE: ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Terça-Feira, 9 de Julho de 2013 - 10:03:22 WEST


Bom dia Caro Luís

Como devem calcular isto de dissertar sobre antenas tem muita matéria por onde falar.
Relativamente á sua duvida devo dizer o seguinte pela experiencia que tenho.
A polarização que nós adoptamos não depende do tipo de modulação que se emprega (FM, AM ou SSB).
Quando pretendemos contactar ou escutar uma estação que se sabe que ela transmite em polarização vertical, é de todo conveniente que se opte pela mesma polarização, o que não invalida que o sinal dessa mesma estação nos chegue com a polarização com que foi emitida, especialmente se for uma estação de longe.
Isto acontece devido a todos os obstáculos que se situam entre as duas estações (prédios serras ou outros), porque as reflecções do sinal normalmente alteram a sua polarização.
Quando se diz que para contactos a longa distancia se deve usar polarização horizontal, isto deve-se ao facto de normalmente esses contactos serem feitos em SSB, e o que acontece é que todos os ruídos domésticos são captados com maior intensidade na polarização vertical, dai o se tentar fugir a essa polarização para diminuir o ruido, aumentando assim a relação sinal/ ruido da nossa escuta.
Como deve saber há outros tipos de polarização, a cruzada e a circular.
A polarização cruzada é quando se transmite ou recebe com um sistema radiante que radia as duas polarizações com a mesma fase (Vertical e Horizontal simultaneamente).
Só há vantagens se o nosso interlocutor estiver com o mesmo tipo de emissão/recepção, porque caso contrário, se a outra estação estiver só com polarização linear, o sinal que recebemos dessa estação cai pelo menos 6 db (em tensão).
A polarização circular é quando os dois radiadores estão, um em polarização vertical e outro em polarização horizontal, mas agora com uma alimentação desfasada de 90º, entre si, que pode ser através de uma linha de ¼ de onda , ou em espaço.
O problema é sempre o mesmo, se o nosso correspondente não tiver o mesmo tipo de transmissão, há energia que é irradiada e que não é absorvida pela antena.
Estes dois tipos de polarização são mais usados nas comunicações via satélite, devido ao facto de o referido satélite não estar quito, (andar sempre aos trambolhões) e como tal nunca irradia sempre com a mesma polarização.
Se optarmos pela polarização cruzada ou circular, teremos sempre mais hipótese de receber independentemente da polaridade em que o satélite está a transmitir.
Atenção que este tipo de polarizações (a cruzada e a circular) só se manifestam na direcção em que a antena está apontada.
Com uma yagi com duas polarizações, consegue-se através de reles coaxiais ter polarização só vertical ou só horizontal ou ainda circular.
Espero ter ajudado a esclarecer alguma das duvidas que tem

73

Manuel Artur
  CT1AED
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Luís Garcia Filipe
Enviada: segunda-feira, 8 de Julho de 2013 20:14
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

Boa tarde.
Tenho algumas dúvidas sobre que polarização deverá levar uma yagi média ( entre 9 a 15 db).
Tenho lido e estudado os efeitos de propagação através dos dois métodos (horizontal e vertical) com as vantagens de desvantagens de ambas as formas de polarização.
Na impossibilidade de aquisição de yagi de polarização circular (penso que seria o ideal) qual escolher, com base na vossa EXPERIÊNCIA PESSOAL ?
Objectivo será fazer mais tarde satélite, ( os muito pouquitos ainda funcionais, com pena minha), tentar qsos complicados tipo 150km / 250 km entre estações, tentar escutar um EME aqui e acolá quando a sorte estiver muito boa, e tentar alcançar repetidores que uma vertical não consiga. Tudo isto em condições de propagação mediana ( nem tropo nem fechada).
Na vossas experiência, qual escolher?
Desde já muito agradecido por possíveis respostas.

73,
CR7AEL

--
Cumprimentos;

Luís Filipe Garcia S.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130709/88b837a3/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER