Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Julho de 2013 - 22:49:56 WEST

Pensa e bem.

É possível haver rotações da polarização, dependendo das condições do meio
dieléctrico (neste caso, das variações das características do ar no caminho
da onda) e do comprimento de onda. Li algures que quanto menor for o
comprimento de onda, mais provável é existir uma rotação.

Por isso é que, para grandes distâncias, uma antena helicoidal (ou qualquer
outra que tenha polarização circular) pode trazer vantagens.

73,
-- Renato

No dia 8 de Julho de 2013 às 22:36, Luís Garcia Filipe <