ARLA/CLUSTER: RE: FCC multa brasileiro nos EUA em 16 000 Dólares por operar frequência não autorizada

Filipe Pereira - CR7AFP cr7afp gmail.com

Boa noite caros colegas.

O "cluster" de satélites geo-estacionários da rede MILSATCOM onde estão
integrados os SATCOM de uso militar ( pois existe a rede SATCOM comercial
também ), passaram a ter menos utilização com a introdução da rede MILSTAR
pelas caracteristicas de maior fiabilidade e com maior capacidade de
resistência a ataques de Jamming, mas isto não quer dizer que os terminais
VSAT usados pela rede MILSATCOM tenham deixado de ser usados, ou que a
utilização de recursos tenha deixado de ser monitorizada.

Têm havido também utilizações ilegais do Intelsat nos 6GHz, embora neste
momento grande parte dos serviços militares e de comunicações de
inteligência estejam a usar maioritariamente o sistema INMARSAT que inclui
transponders e que é basicamente uma atualização do sistema Intelsat, isto
quando têm que sincronizar vários ramos de forças armadas no terreno em
missão. Mas a que é mais vulgarmente utilizada neste momento é a Milstar
(EHF).

Tecnologias como a FLTSATCOM, AFSATCOM, LEASAT e UHF Follow-on pela
vulnerabilidade a jamming caiu em desuso, excepto em comunicações
portateis, DSCS (SHF) ainda é usada mas obriga a uma infra-estrutura de
suporte às comunicações que dificulta a sua mobilidade, pelo que a MILSTAR
reune apesar do custo tecnológico um conjunto vantagens superior às outras.

PS: Resumindo e concluindo, independentemente da tecnologia, falar sem
autorização em qualquer frequência ou utilizando recursos reservados é
ilegal e quem prevarica deve ser punido.
Mas recordo o enorme volume de chamadas telefónicas falsas para o serviço
de emergência nacional 112 continua a ser elevado também bem como falsos
alarmes de fogos para as corporações de bombeiros, por isso o que lamento
é que algumas pessoas não sejam capazes de utilizar de forma correcta os
meios de comunicação, sejam eles quais forem.

73 e um bom ano a todos.

--
Cordiais cumprimentos,
Filipe Pereira ­ CR7AFP <http://www.qrz.com/db/CR7AFP>