ARLA/CLUSTER: " E pergunto eu, para que serve ser sócio duma associação se um radioamador não sócio têm os mesmos direitos?"

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 5 de Dezembro de 2013 - 22:17:01 WET

 Numa época em que se assiste a uma mudança evidente da entrega individual
ao radioamadorismo, caracterizada por um absentismo crescente, uma
diminuição evidente da actividade em frequência e do número de estações
activas (sobretudo fora dos períodos de actividade organizada e com data e
hora marcadas), toda a união faz alguma diferença. A união começa logo por
(propositadamente) trabalhar-se para todos e em conjunto e não só para o
nosso umbigo, inclusive esquecendo as nossa divergências pontuais e os
modelos de organização associativa tradicionais, se necessário for.

O velhinho esquema elitista do clube reservado apenas a sócios, o famoso
“direito de admissão†das casas de “diversão†nocturnas e as “castasâ€
dentro da própria organização (como a diferença do valor dos votos em
função do tempo de permanência na associação) em que é que ajuda a
recuperarmos a popularidade de outrora? O que acaba de ser escrito é de
duvidosa compreensão para a alguns de nós, sobretudo se não estamos
alertados para os desafios que se estão a colocar… já no presente!

Se continuarmos agarrados a arquétipos de outras épocas e gerirmos as
nossas “quintinhas†sem adoptarmos medidas para o que muda e progride à
nossa volta; estamos certamente mais próximos da extinção do que julgamos.
É preciso estarmos atentos à mudança e reagir atempadamente e em
conformidade.

A história ensina-nos que espécies muito poderosas, bem equipadas para
sobreviverem e mesmo dominantes no passado, sucumbiram a desafios que
outras mais modestas e generalistas ultrapassaram, tendo estas últimas
chegados mesmo aos dias de hoje com sucesso. Se assim é na natureza, porque
não aprender com os erros do que a história nos pode ensinar a corrigir.

Um desses erros é descurarmos a nossa adaptação e o progresso, em suma,
ficarmos agarrados ao passado e a modelos de gestão que foram muito
adequados e lógicos na sua época áurea.

Os sinais como o que se passou na URE com o Boletim Informativo devem ser
interpretados e compreendidos sim, mas não numa lógica tradicional. As
lições e conhecimento que nos está a ser proporcionado vão para além do
óbvio. Isso não se consegue se não alargarmos os nossos horizontes e se
mantivermos o pensamento amordaçado e emparedado pelos paradigmas de
outrora.

E perguntas tu novamente - para que serve ser sócio de uma associação se
podemos obter os mesmos direitos através das outras?... ou se alguns
internamente o conseguem mesmo sem pagar quotas? Qual é a lógica e a
utilidade social de se servirem exclusivamente para os respectivos sócios
os benefícios do trabalho das associações? E já agora também, e se só
pudéssemos novamente exercer a nossa actividade no Serviço de Amador se
voltássemos a estar obrigatoriamente inscritos numa única entidade
“associativa†descriminada (leia-se, imposta) para o efeito pelo Estado?

Em caso de catástrofe natural ou acontecimento grave à escala nacional –
devem as associações de bombeiros voluntários trabalhar só para os seus
sócios?... e as associações de radioamadores nessas situações - devem
apenas assegurar comunicações de resposta à emergência só para benefício
dos SEUS sócios?... não devem admitir a colaboração de “não sócios†ou
sócios de outras associações? Obviamente que a resposta é certamente, SIM!!!

O que é que ganhamos se fecharmos o trabalho das nossas associações à
comunidade? O que é que deve ser partilhado e o que deve ser exclusivo?
Devemos restringir as matérias de interesse geral e comunitário apenas aos
NOSSOS sócios?... e já agora… a quais?... aos que têm as quotas em dia?

De que benefícios poderemos usufruir, em termos associativos, se
partilharmos o nosso trabalho com a comunidade e com as organizações
congéneres?... e de partilharmos pelo menos alguns dos actuais “direitosâ€
cativos da qualidade de associado... será que ninguém oferece o mesmo ou
melhor de forma gratuita ou mais acessível? (imagina que nem a poderosa
Microsoft se livra dessa “concorrência deslealâ€)
.
Afinal, estamos a falar de clubismo ou de associativismo?

E por último, pois isto já vai longo de interrugações… a Associação de
Radioamadores do Litoral Alentejano tem orgulho de sempre ter trabalhado e
continuar a trabalhar  PRIORITÃRIAMENTE em prol da comunidade… mesmo em
detrimento de alguns “direitos†exclusivos dos seus sócios assim assumidos
por outras associações. Ainda não se extinguiu e continua todos os anos a
receber propostas para novos sócios e a crescer. É aqui que apostamos,
apresentamos e damos a conhecer o nosso trabalho e esperamos que um dia nos
reconheçam valor.Em nenhuma Assembleia-geral da ARLA qualquer sócio
apresentou, até hoje, uma proposta de salvaguarda de direitos exclusivos
como compensação pela sua quota paga.

A ARLA, apesar disso pode ser considerada uma associação “elitista†sem
duvida, pois no primeiro regulamento participativo de que tenho memória… a
consulta pública começou internamente pelos seus sócios e pelos sócios da
outra organização congénere que respondeu ao nosso coletivo apelo e se
juntou no mesmo projecto. Só depois é que esse direito será alargado a toda
a comunidade… sócios ou não de outras associações;

Acreditamos firmemente que todas as opiniões e contribuições são
bem-vindas, venham elas de onde vierem e desde que venham por bem...
especialmente no presente momento de tanto sofrimento e desanimo colectivo.

João Costa (CT1FBF)

Em 5 de dezembro de 2013 13:27, Carlos Nora <ct1end  gmail.com> escreveu:
> [...]
>
> ex. a URE tinha um trunfo grande para dar aos sócios, o seu boletim
mensal,
> agora tornado público , cada vez mais são os cartões QSL devolvidos via
> bureau com a inscrição "Not Member", mas ainda continuam a ter regalias,
sim
> têm, claro.
>
> Criticar o que os outros fazem é muito fácil.
> Fazer ainda é mais difícil, alguns vão fazendo.
>
> Os meus cumprimentos
> Carlos Nora, CT1END
> NNNN
>

> No dia 5 de Dezembro de 2013 às 13:17, João Costa > CT1FBF

20º

http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT