ARLA/CLUSTER: (Ajuda) Plano de terra para antena vertical HF

ct1hix sapo.pt ct1hix sapo.pt
Sábado, 31 de Agosto de 2013 - 14:17:01 WEST

Boas
Os valores de swr para uma antena vertical, à frequência de
ressonância,  montada a nível do solo, com um bom plano de terra são
maus. A impedância da antena não deve ultrapassar em muito a dezena de
ohms. Normalmente é necessário um circuito qualquer para adaptar a
impedância.
Pelo SWR que a sua antena apresenta, o plano de terra pode melhor
bastante. Espalhe os fios que poder, a nível do solo, com a disposição
que poder (junto a muros, cercas redes etc) e com o comprimento
possível e não se preocupe com o resto.
Se elevar a antena um par de metros a necessidade de radiais diminui
consideravelmente.
Para um CQWW160 metros fiz esta vertical (
http://ct1hix.webs.com/apps/photos/photo?photoid=126034722 ),
encurtada com hat capacitivo, alimentada no topo. Usei na altura mais
de 1 Km de radiais, nunca cheguei a perceber se valeu a pena ;-)
Continuo a não achar os elétrodos de terra uma boa solução... afinal
que fazer um plano de terra ou uma terra de segurança.
Esta é a minha opinião e a minha experiência, com toda a certeza
existem por outras.

Gomes op. CT1HIX
http://www.ct1hix.webs.com/

Quoting pedro_transistor  sapo.pt: