ARLA/CLUSTER: (Ajuda) Plano de terra para antena vertical HF

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sábado, 31 de Agosto de 2013 - 12:22:49 WEST

Viva colega Gomes, tenho sempre muito gosto em ler o que escreve!
    Bom, eu até punha os 16 radiais a questão é que não tenho espaço para
pôr fios com 20 metros esticados e teriam que ficar a superfície do
chão... Já tou a imaginar a XYL a resmungar por enrolar os sapatos de
salto alto nos fios ao ir estender a roupa eheheheh!!
    Antes de experimentar esticar fios pelo chão, até porque não tenho
muito espaço,  o que me diz de espetar mais 2 eléctrodos de terra? Numa
forma como se fossem os 3 vértices de um triângulo, afastados uns 2
metros, e a antena no meio do triângulo.
    O que me está a fazer mais comichão é que acho que se a terra não fosse
minimamente boa não conseguiria obter valores de SWR aceitáveis, muito
menos valores bastante bons!

    Cumprimentos 73
    Pedro Madeira CT7AHV

    Quoting ct1hix  sapo.pt: