Re: ARLA/CLUSTER: Protector contra descarga atmosférica - antenna shield

Gomes ct1hix sapo.pt
Sábado, 10 de Agosto de 2013 - 22:46:24 WEST

Boas
É o mais simples mas tem pouca (ou nenhuma) utilidade se a sua
instalação for atingida por um raio.
Para aterrar o shack terá que construir um circuito de terra que tenha a
capacidade de escoar uns milhares de ampere.
Tive essa preocupação quando fiz a terra da minha nova estação, tenho a
consciência que se algum dia a minha torre for atingida por um raio "vai
tudo pelo ar"!!!!
Não escrevi estas frases com a intenção de o desanimar, mas na realidade
não é fácil lidar com a energia de uma descarga atmosférica.

73 Gomes, CT1HIX
http://www.ct1hix.webs.com/