Re: ARLA/CLUSTER: período de aprendizagem, de desenvolvimento, de preparação assistida.

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt
Domingo, 4 de Agosto de 2013 - 15:41:38 WEST

Boa tarde.
Se tivessem transposto o que está nas recomendações e "Reports" como deve
de ser, se a tradução tivesse sido feita por quem sabe, se não fosse haver
interesses pecuniários de certas pessoas, se não tivessem sido promovidos
administrativamente 90% dos amadores da velha guarda; alguns duas
vezes,...... Está conversa não estava a ter lugar.
Algures no report para a classe de entrada diz que se deve facilitar e
incentivar o uso de informática em conjunto com técnicas de rádio, etc,
logo na entry class, devendo dar acesso a todo o espectro, com limite de
potência, etc.
O que se fez na prática foi; subir a fasquia, negando às duas classes,
nomeadamente à 3, o direito total à emissão, no caso da 2 limitados a fazer
fonia, ou, em alternativa, arriscar os modos digitais fora das faixas
alocadas normais.
Concordo que se deva exigir conhecimento aos candidatos, mas acho que se
deveria fazer a  reclassificação dos já existentes, por forma a harmonizar
os direitos e deveres.

Não me venham falar de isolamento, porque não sabem o que isso é.
Moderei esse sentimento de diversas maneiras, de vez em quando, quando
passava um balão estratosférico, lá ia ouvindo a telemetria em cw e pela
internet ia comunicando a informação à organização.
Tudo do estrangeiro, em Portugal nunca tive oportunidade de participar em
nada, até porque, segundo a maioria dos amadores já instalados, a classe 3,
é radio escuta. Tenho rádio amadores de 300 em 300 metros, "farinha
amparo", e nunca os incomodei.
Os meus estudos foram feitos há muitos anos pelas publicações da ARRL, o
meu livro de cabeceira é um handbook. Ainda assim vi o meu nome e
indicativo de classe 3 (CR8ABA), publicado nas revistas de radioamadorismo
de todo o mundo... Menos em Portugal. Houve um colega, já falecido (CT1BWI)
que publicou um vídeo no YouTube, onde mostrava segundo ele o tal beacon.
Quando lhe tentei dizer que o que estava a ouvir era eu a enviar comandos,
apagou a minha mensagem. É pena que sejamos tão bons lá fora, mas no
próprio país sejamos uma ameaça a nós próprios.
Já sei que muitos se estão a questionar: como é que ele "TRANSMITIU"?
Fiquem descansado que não pratiquei nenhuma ilegalidade. Tive que fazer e
instalar uma antena em casa de um colega de classe B, a 3Km, a quem
aproveitei para ensinar a usar um sintonizador de antena, colega este
entretanto falecido (CU7AAQ).

Desculpem a extensão do comunicado, e desculpem algum erro, já que vos
escrevi, num telemóvel.

Bom domingo.
Vy 73 de CS8ABA

Sent with AquaMail for Android
http://www.aqua-mail.com

Boa tarde.

Isso é uma das interpretações que se pode fazer de facto, mas esta parte da
Lei, ou é delineada ou fazer a sua transposição a uma recomendação deixa de
ter carácter vinculativo, e abre portas a interpretações diferentes
jurídicas.

Todos os trâmites da Lei deverão ser definidos no que trata a direitos e
deveres, pois não se pode remeter a recomendações que na pratica não são
vinculativas e dependem da vontade de adaptação dos países.

"*recomendação é transposta para a Lei", não sei quem lhe ensinou isso, só
lhe posso dizer que essa afirmação em tribunal dá pano para mangas, até
para anulação do caso se for preciso**. O legislador deveria, indicado com
precisão e não remeter para uma recomendação internacional, que não tem um
peso vinculativo na forma como está apresentada.

*
*Quanto aos modos digitais, em RTTY concordo com o que disse, porque o RTTY
além de anacrónico e nada eficiente, vai depender do artista, ou seja,
muitas vezes escuto RTTY a ser usada de uma forma grotesca, fora das
recomendações do espectro e cheia de espúrias que chega a ultrapassar mais
do que o dobro dos hertzs destinados para o efeito, através das espúrias do
áudio de saida nada regulado. ISTO DEVE-SE Á EXCESSIVA POTENCIA MUITAS
VEZES, FAZER RTTY COM MAIS DE 1 KW!!!

*
*Quanto ao PSk31, permita-lhe chamar a atenção que, não interfere na voz
devido ao pequeno espectro que usa e devido á técnica exigida para o mesmo
em potência (com mais de 50 a 100 watts em psk31, a possibilidade de
distorcer o sinal é garantida, por muito bem que se regule o áudio de saída
ou a sua atenuação).

*
*Alias, a voz é que poderá perturbar o psk31.

"**...caso contrario isto era a plena anarquia...". O colega Paulo joga
muito em absolutos e previsões apocalípticas.

Não fosse uma das premissas da transmissão ter o cuidado de não estar
ninguém em frequência antes de iniciar a transmissão.  Diz também a lei que
o rádio-amador deverá ser cortez, alem de outras dicotomias éticas para não
atropelar outras transmissões.

*
*O Paulo esquece também a premissa principal da maioria dos modos
digitais:A sua eficiência e pouca ocupação de espectro (nem todos),
resistência ao
fade, qrm qrn, distorções do encaminhamento e distorções magnéticas.

*
*Practicar a maioria dos modos digitais genéricos nos watts recomendados
pelos criadores, pouco ou nada perturbaria os qsos em voz.

Já o contrário...

*
*Espero que tenha aprendido algo. 73

*
*CR7AEL
*

No dia 4 de Agosto de 2013 às 12:02, Paulo Santos