ARLA/CLUSTER: período de aprendizagem, de desenvolvimento, de preparação assistida.

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Domingo, 4 de Agosto de 2013 - 12:02:14 WEST

Bom dia colega Luis,

Os meus comentários em linha com o seu texto.

Paulo Santos, CT4DK

Em 04/08/2013 09:22, Luís Garcia Filipe escreveu:
> [...]
> uma obrigação.
>
> A lei tal como está para os CS7 e o espectro onde podem fazer TX,
> segundo as recomendações não abrange faixa de modos digitais, o certo
> é que a Lei não diz de forma aberta que fulano X e Y não possam
> efectuar qso em digital numa faixa de frequência diferentes das
> recomendadas.
>
> A Anacom neste caso limita-se a afirmar, que, em frequência de TX,
> devem seguir-se as recomendações. Mas as recomendações, por sua vez,
> são isso, recomendações, doutro modo devia ler-se OBRIGAÇÕES.

/Negativo, a partir de o momento em que o legislador transpõe para uma
lei uma recomendação a mesma deixa de ser recomendação e passa a ter
força de Lei, logo//
//quando a Anacom diz no QNAF que devemos seguir a recomendação da IARU
quanto ao plano de bandas e modos essa mesma recomendação passa a ser
Lei e temos//
//de a cumprir./

> Acredito que estas recomendações estão juridicamente desta forma,
> porque, não pode haver uma total negação que 2 ou 3 colegas possam a
> operar num modo diferente do recomendado e da faixa recomendada, uma
> vez que juridicamente é um conflito.

> Conflito porque a lei informa que se pode operar na faixa de x a y, e
> que ao Amador é reconhecido o direito de operar em diferentes modos de
> modulação.

/Deixa de o ser a partir do momento que a recomendação é transposta para
a Lei.//
/

> [...]
> TX em modos diferentes é um direito esclarecido e finito na sua
> descrição, enquanto as recomendações têm um peso jurídico diferente,
> que não tem o mesmo efeito vinculativo.
>
> Acho que isto já foi discutido aqui, mas de facto uma recomendação é
> isso que é, porque de outra forma teria de ser redactada de forma
> diferente.
>
> Estas recomendações servem para criar alguma harmonia, mas não deveria
> impedir um CS7 de emitir em digitais noutra frequência em que também
> esteja autorizado por direito, para alem das recomendadas

/Decerto o colega Luis não gostava nada de por exemplo estar numa faixa
dedicada a fonia e lhe aparecesse outro colega a fazer PSK31 ou RTTY//em
cima do seu QSO//
//por isso mesmo existe os planos de banda com os segmentos onde se pode
fazer os diversos modos caso contrario isto era a plena anarquia.//
/