Re: ARLA/CLUSTER: período de aprendizagem, de desenvolvimento, de preparação assistida.

Domingo, 4 de Agosto de 2013 - 09:22:45 WEST

Boas Luís.

Há pior. Segundo as recomendações nos 80 metros deveria ser LSB e já
apanhei malta em USB a fazer testes.

Pois, são recomendações, não significa que não se possa e tal, certo é que
as recomendações para alguns não são imperativas, para outros são uma
obrigação.

A lei tal como está para os CS7 e o espectro onde podem fazer TX, segundo
as recomendações não abrange faixa de modos digitais, o certo é que a Lei
não diz de forma aberta que fulano X e Y não possam efectuar qso em digital
numa faixa de frequência diferentes das recomendadas.

A Anacom neste caso limita-se a afirmar, que, em frequência de TX, devem
seguir-se as recomendações. Mas as recomendações, por sua vez, são isso,
recomendações, doutro modo devia ler-se OBRIGAÇÕES.

Acredito que estas recomendações estão juridicamente desta forma, porque,
não pode haver uma total negação que 2 ou 3 colegas possam a operar num
modo diferente do recomendado e da faixa recomendada, uma vez que
juridicamente é um conflito.

Conflito porque a lei informa que se pode operar na faixa de x a y, e que
ao Amador é reconhecido o direito de operar em diferentes modos de
modulação.

Estas recomendações estão desta forma para criar alguma harmonia, mas se 2
colegas por exemplo estiverem em digitais fora da recomendação não pode ser
considerado ilegal uma vez que a lei transmite ao radio-amador o direito de
operar nas suas faixas destinadas nos diferentes modos de modulação.

Acredito não se tratar de um conflito na Lei, uma vez que o direito a TX em
modos diferentes é um direito esclarecido e finito na sua descrição,
enquanto as recomendações têm um peso jurídico diferente, que não tem o
mesmo efeito vinculativo.

Acho que isto já foi discutido aqui, mas de facto uma recomendação é isso
que é, porque de outra forma teria de ser redactada de forma diferente.

Estas recomendações servem para criar alguma harmonia, mas não deveria
impedir um CS7 de emitir em digitais noutra frequência em que também esteja
autorizado por direito, para alem das recomendadas internacionalmente.

Poderão discordar, mas qualquer análise jurídica sobre o decreto Lei e
posteriormente a comparação com as recomendações pode ser encontrado este
conflito, ou esta indefinição, que pode ser interpretada de várias formas,
e não só de uma.

Uma coisa é estar escrito que não se pode trabalhar e estar alcoolizado,
outra coisa é informar que não se recomenda a ingestão de conteúdo
alcoólico quando em serviço laboral hehehe

Só tenho de agradecer á Arla e outros colegas o esforço que fizeram
recentemente para ser aumentado espectro das bandas onde um CS7 pode operar.

73,

CR7AEL

No dia 4 de Agosto de 2013 às 03:13, CS7ACN - M.Luis Nogueira <