ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

CS7ACN - M.Luis Nogueira arla link2box.net
Domingo, 4 de Agosto de 2013 - 02:03:05 WEST

Caros colegas
Não podia deixar de responder uma vez que me foi dirigido directamente.

É sempre sentado que escrevo seja o que for, até porque não dá jeito
nenhum, escrever de pé.

Tenho todo prazer em aprender com o colega Vilela assim como com o José
Machado, ou tantos outros colegas que estejam predispostos a ensinar sem
demagogia, assim como estarei sempre pronto a ensinar o pouco mas mesmo
pouco do que sei.

O que se estava a comentar era muito simples.
De como a administração Espanhola, resolveu as recomendações
E no caso Português, ao aplicar as mesmas recomendações, resolveu
inventar mais qualquer coisa.

Se o colega Vilela acha que para sermos radioamadores com nacionalidade
portuguesa, temos que ser aspirantes durante 3 anos, dois dos quais, com
uma mordaça e sem operar nos nossos radiozitos, e chama a isto de
período de aprendizagem, de desenvolvimento, de preparação assistida.
Desculpe mas nos moldes como a Administração Portuguesa o fez, não posso
concordar. Existe muitos factores a corrigir nesta Lei.

O que me é difícil compreender é que exista colegas que achem que esta
Lei 53 é correcta, da forma como está, e de maneira alguma querem
reconhecer, que a mesma tem erros graves e que nos colocam, em relação a
pelo menos 26 Paises de desigualdade quanto todos os 48 paises
ratificaram as recomendações.

Assim como tambem não possa aceitar que 48 paises que integram a CEPT só
22 aceitaram a recomendação  ECC/REC/(05)06, e que os restantes ignorem
as recomendações, afinal não foram todos que ratificaram as
recomendações.????

Quanto à viajem pela Europa prefiro ir até a Filandia, tenho a chanceler
merkel entalada na garganta, e sempre viajava um pouco mais, aqui neste
link podemos consultar os países que tem a cept novice:
http://www.erodocdb.dk/doks/implement_doc_adm.aspx?docid=2136.

É claro que, falar em recomendações CEPT e administração portuguesa o
assunto é a Lei 53, materias de exame, graus de dificuldade, Tem que vir
à vindima por completo, já que para se poder podar é necessário saber da
coisa.
É que em Portugal mesmo que se sinta com coragem de efectuar uma poda,
esta é negada, a possibilidade de poder efectuar o exame para a
categoria 1, mesmo que seja um "chico expert"(leia-se em espanhol). tem
que estar de aspiração durante 3 anos.

Hoje tenho a categoria 2, e espero que quando puder efectuar a etapa
seguinte, nem que seja à decima vez, hei-de conseguir nem que seja por
exaustão da anacom ou por ter decorado todas as respostas de todos os
exames.

Uma coisa será certa, enquanto esta Lei estiver com a categoria 3 sem
emissão, e a categoria 2 com lacunas nas faixas de frequência, certo que
serei sempre a favor de uma mudança da Lei e por isso mesmo protestarei
sempre, mesmo depois de ser CT7 ou EA7. A Lei portuguesa é uma das mais
restritivas a nível mundial.

A pesar da minha idade que já são 50 anos, não estou, confuso ou
desmemoriado, de forma a confundir Organizações/conferencia europeia
como a CEPT e as administrações de cada Pais que estas é que produzem as
Leis para os seus cidadãos. Por vezes e posso estar enganado, existem
colegas que em vez de reconhecerem que a Lei esta errada, faz-se ver a
outros que tem a pachorra de nos lerem, que quem escreve seja o que for,
está confuso, ou desenquadrado.

como diz o nosso Colega João Costa e muito bem
("O que para mim me deixa chateado é que perante algo que se quer
unificador e uniformizador existam depois na pratica tantas e quanto a
mim graves discrepancias
Constato que dos casos que tenho algum conhecimento na Europa, mais
especificamente o português, o espanhol e o francês, Portugal foi o
único que transpôs quase na totalidade e ainda tornou mais restritas as
recomendações da CEPT")
É com isto Que eu também não concordo.

Quanto aos custos, eu não me importava pagar nem que fosse o mesmo ou
mais que os Espanhois, desde que me fosse permitido efectuar o exame
para a categoria que eu quisesse.

Agora sobre a difinição de radioamador na nossa Lei está no artigo 2,
numero 1, é curioso é analisar a alinea h), assim como o numero 2

caro colega Vilela, por mim este assunto está encerrado.

73
cs7acn
m.luis

Ps: colega Machado pode-se levantar agora!