Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 12:30:54 WEST

Caro António Vilela (CT1JHQ),

Eu não tenho a minima sanha contra a CEPT, antes pelo contrário.
Estamos muitíssimo melhor com as recomendações da CEPT e da IARU do
que sem elas.

O que para mim me deixa chateado é que perante algo que se quer
unificador e uniformizador existam depois na pratica tantas e quanto a
mim graves discrepancias.

Constato que dos casos que tenho algum conhecimento na Europa, mais
especificamente o português, o espanhol e o francês, Portugal foi o
único que transpôs quase na totalidade e ainda torno mais restritas
as recomendações da CEPT.

Se queremos e bem, algo que se aplica a todos, tanto nas exigências
como nos previlegios, então que todos sem excepção cumpram as mesmas
regras.

Portugal tem 3 categorias, a Espanha só tem 1 e a França,. tem na pratica 2.

Um radioamador principiante em França pode emitir em estação própria e
em baixa potencia, conforme recomenda e bem a CEPT, no entanto, em
Portugal não o pode fazer estando em desacordo com a recomendação.

Quanto a Espanha, ponho em serias duvidas e por aquilo que tenho
conhecimento, que o nível de exigência seja a mesma que Portugal
aplica para o exame da categoria 1. Alias, seria muito interessante
fazer um estudo comparativo do nível de dificuldade em cada escalão de
qualificação.

Para a fotografia somos todos iguais, agora na realidade existem uns
mais iguais que outros. Existem aqueles que cumprem e ainda restringem
mais, há outros que escrevem nós cumprimos "na teoria", mas tem de ser
com as nossas próprias regras e definidas por nós.

João Costa (CT1FBF)