Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para oserviço de amador

Luís Garcia Filipe afterhours36 gmail.com
Sábado, 3 de Agosto de 2013 - 09:49:39 WEST

Sem dúvida, embora não sejam tantos assim a usar válvulas, devido ao
elevado custo, e a sua constante manutenção.

Eu uso válvulas num amplificador de som, pelos motivos que referiu,
simplesmente a sua pureza é, indiscutível, assim como o vinil, entre outros.

A tecnologia dos Mosfet, ou Fet, ainda tem muito para dar.

Vamos ver onde a evolução os vai levar.

Não há muito tempo o ultimo grito era o transístor bipolar. Hoje, quase
ultrapassado. Amanha também acredito que o Mosfet também seja ultrapassado.

Assim é o progresso. Tenho ali um rádio herdado do meu avô a válvulas,
acredite que todos os dias olho para ele, de forma a indagar qual será o
dia em que lhe meto as mãos...

Quanto ao CW, desactualizado, nunca!

Para quem ainda não deu o passo de saber escutá-lo e emiti-lo, existem 2
aplicações bastante interessantes que se podem instalar num sistema
android, que são muito funcionais.

Esta aplicação serve para descodificar CW através do áudio do microfone:

https://play.google.com/store/apps/details?id=org.jfedor.morsecode
(funciona muito bem)

A seguinte serve para fazer CW luminoso entre dois androids com câmara e
flash            (já consegui distancias consideráveis)

https://play.google.com/store/apps/details?id=morze.light

A seguinte serve para ir tentando aprender CW:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wolphi.morsetrainer

A seguinte serve para rastrear satélites e saber a previsão, caminho , etc
e o tipo de satélite (de amador inclusive) :

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.agi.android.augmentedreality

E finalmente a seguinte serve para criar mapas de propagação até 100 km,
excelentes para saber coberturas de V e U :

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cloudrf.android.signal

Espero, um dia, ser mais um rádio-amador Português a surgir nos spots de CW.

Obrigado Manuel

CR7AEL

No dia 2 de Agosto de 2013 às 22:28, manel nor