Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para oserviço de amador

manel nor manuelnorberto gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 22:28:24 WEST

Colega Luís Filipe, os meus melhores 73. Se nos actuais exames versam sobre
mosfets, acontece o seguinte: quem deu válvulas, há muito tempo, não teve
outro remédio senão acompanhar as novas tecnologias e saberem algo sobre
semicondu-tores mas, de hoje em dia, quem domina os tais mosfets mada sabe
de válvulas, muito poucos !, e, atenção : as válvulas ainda são usadas,
veja quantas estações de rádiodifusão existem a funcionar com mosfets, as
válvulas estão lá assim como existem,ainda, milhares e milhares de
equipamentos de amador a válvulas, bem como muitíssimos amplificadores de
aúdio a válvulas, muito apreciado pelos audiófilos. Um bom amplificador de
BF a válvulas custa uma pipa de massa e o som característico da válvula é
outra loiça ... não é calçado de feira !. a resposta dinâmica da válvula é
diferente do semicondutor. Se nos actuais exames não versam sobre
válvulas...errado, erro crasso, na minha modesta opinião claro.
Moral desta "história", a válvula ainda não acabou, assim como também, por
analogia, não acabou o CW.
Com os meus melhores cumprimentos,

                                                ct1uw/ct0158      manuel
porto