ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para oserviço de amador

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 22:16:34 WEST

Colegas,
    fico-vos agradecido pelas vossas felicitações! :-) De facto ainda não
tinha anunciado aqui no cluster porque não sou muito de protagonismos.

    Colega Luís, concordo consigo que o radioamadorismo é muito mais além
do que eu referi e do que o colega referiu! Mais importante que todos os
conhecimentos técnicos e científicos é o civismo de cada radioamador, a
sua maneira de estar no meio, o respeito e bons modos. De nada serve ser
um expert na matéria se depois o radioamador não se sabe relacionar com os
outros e/ou é incoveniente. Há que incentivar as boas práticas!
    em relação ás outras frequências ou bandas fora do radioamadorismo eu
nao nem lhes tiro o valor, apenas lhes retiro a complexidade. Como disse,
eu comecei a fazer rádio no CB e hoje continuo a fazer, mas, cheguei a uma
altura que queria mais! Queria experimentar mais coisas, novas
modalidades, outras frequências e então vim para o radioamadorismo.
    Em relação ao PMR... Bom, para mim o PMR é uma BANDA LIVRE DE LICENçAS
E TAXAS DE UTILIZAçãO mas tal como o radioamadorismo e o CB tem leis que
regulamentam a sua utilização. Além disto, pressupõe-se que o PMR serve
para comunicações de carácter utilitário e não profissional, como por
exemplo escuteiros, caminhadas, actividades ao ar livre, passeios de
bicicleta, etc... Não me parece que tenha condições mínimas para se fazer
um focus na sua utilização como amadorismo em rádio! Os rádios PMR são do
mais simples que há mesmo para estas finalidades. Agora o "movimento PMR"
que se vê em Portugal é tudo menos PMR, é qualquer coisa que fazem nos
446MHz...
    No radioamadorismo há e haverá lugar para toda a gente, não interessa
ser barra ou não em determinado tema, importa sim que se tenha interesse
por tudo a nível global, embora com mais apetência para determinada área!

    Colega Afonso, concordo consigo quando diz que nem todos os antigos são
velhos do restelo, tem toda a razão! Não podemos etiquetar toda a gente
por igual nem por todos no mesmo saco. Em qualquer área da civilização há
de tudo, bons, maus, bonitos, feitos, mais inteligentes, menos
inteligentes... Com o passar dos anos as pessoas vão tentando aperfeiçoar
os engenhos, melhorá-los e torná-los mais simples. Considero algo
normalíssimo e útil para a humanidade! Felizmente hoje em dia é mais fácil
ser radioamador do que há 50 anos atrás, felizmente que hoje em dia é mais
fácil procurar qualquer informação do que há 30 anos atrás, infelizmente
hoje em dia é mais difícil arranjar trabalho que há 20 anos atrás. Lá por
nos entreajudarmos na simplificação e no processamento das coisas não quer
dizer que elas tenham ficado acessíveis a qualquer um e banalizadas! Uma
coisa é facilitar determinado aspecto, outra coisa é "dá-la de mão
beijada"! E depois também há os excessos, nem tanto ao mar nem tanto á
terra... Pessoalmente acho que os recém-radioamadores devem passar por um
período de escuta, 3 ou 4 meses, agora 2 anos é uma anormalidade! Mas,
seria 3 ou 4 meses efectivamente a fazer escuta, não era 3 ou 4 meses á
espera para falar... No entanto, acho que está correcto durante o período
de escuta poder-se operar com a supervisão de um colega de classe
superior. Além da aprendizagem para o novo radioamador, isto estimularia a
relação interpessoal entre os "novos" e os "velhos", que certamente iria
contribuir para uma maior harmonização, entreajuda e indirectamente
acabaria com o contraste que hoje se verifica. "Ah CR7? Isso não é
indicativo, consigo eu não falo!" - tal como eu já ouvi via rádio... O que
é uma vergonha!!!

    Não me levem a mal nem interpretem com maldade estas palavras, mas o
que faz muita falta no radioamadorismo nacional é sangue novo! Putos como
eu no rádio, seja qual for a categoria! Era escolher uns 5000 miudos e
miúdas de norte a sul do país e incentivá-los para o radioamadorismo.
Ensinar e propô-los a exame! Acho que era muito bom as associações
trabalharem no sentido de incentivo jovem, em faixas etárias dos 16 aos 22
anos!

    Cumprimentos 73
    Pedro Madeira - CT7AHV