Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

Nuno Lopes - CT2IRY ct2iry yahoo.com
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 21:07:29 WEST

Boas Paulo (CT4DK)

++++ Os meus comentários em baixo.

73 Nuno
  CT2IRY

>________________________________

português e o que exige que a um aspiriante a  radioaficionado
espanhol e os correspondentes previlegios que obtêm uns e outros. Quase me atrevo a dizer, que o pobre desgraçado por ter nascido em
Portugal e cá viver, tem de enfrentar um autentico calvário para ser
reconhecido internacionalmente como radioamador de "corpo inteiro". Repara nisto, a CEPT tem duas licenças, a baseada na recomendação T/R
61-01 que dá também acesso ao certificado de exame HAREC e equivalente
e reciproca à nossa categoria 1, A e B; e a outra baseada na
recomendação ECC Recommendation (05)06, a chamada CEPT Novice  que é
passada à nossa atual categoria 2. A Espanha, como a maioria dos países aderentes à CEPT (os da Europa
não são aderentes fazem parte da CEPT) mas também eles são uma maioria
os que somente reconhecem equivalencia ao exame efetuado sob as
materias exigidas na recomendação T/R 61-02 que tem "Full reciprocal
operating privileges"  o tal da recomendação T/R 61-01 da CEPT. Para nós portugueses, o que isto quer dizer é que um atual radioamador
português da categoria 2  não pode operar, mesmo de férias, com a sua
CEPT NOVICE  #Limited reciprocal operating privilileges #  em Espanha
e na maioria dos países CEPT da Europa. Também nem pode pedir sequer equivalencia para montar uma estação
própria em Espanha, quando lá residente ou noutros países, pois não
tem direito ao certificado de exame HAREC passado pela ANACOM. Tem de
obrigatoriamente ter a categoria 1 para poder obte-lo. Os Espanhois mandaram esta grande confusão toda às urtigas e quem for
aprovado no único exame de aptidão lá existente tem logo direito à
"Full reciprocal operating privileges", lá e em todo o Mundo, ponto
final. Portanto, já não nos bastava o Sr. Primeiro-ministro  ter aconselhado
os jovens e menos jovens a emigrar, como se queres ser radioamador "de
corpo inteiro" em Portugal e no Mundo, vai mas é fazer exame a Espanha
pois ficas logo despachado e podes com um unico exame ser
imediatamente CT7, 8 ou 9 em Portugal, pois basta apresentares na
ANACOM o certificado HAREC passado por Espanha para eles te darem
imediatamente a categoria 1 em Portugal:
Não é bem assim isso é induzir as pessoas em erro, para se poder fazer isso tinhas de adquirir Nacionalidade Espanhola
>e negares a Nacionalidade Portuguesa, porque desde que tenhas
    Nacionalidade Portuguesa se fores a Espanha e fizeres exame lá
>e depois vieres pedir cá equivalência fazes exame para categoria 3
    ou para outra categoria a seguir á que ja tinhas em Portugal, pois
    és cidadão Nacional e não Espanhol
>o certificado HAREC aplica-se a cidadãos que não tenham
    Nacionalidade no pais onde se pede a equivalência.

>++++ Claro que aqui estás redondamente enganado.
>++++ Eu tenho licensa Portuguesa, e tenho Autorização de Permanencia  num Pais fora da CEPT e da Europa, eu vou pedir lá a reciprocidade pelo HAREC, para ter indicativo de lá, se algum dia deixar cancelar a minha licensa aqui e pensar em ficar ca de vez, posso pedir reciprocidade da minha licensa estrageira visto que Portugal tem acordo de reciprocidade com esse pais.
>+++ Nada tem a ver com a Nacionalidade da Pessoa.
>
>III
Procedimentos e regras a observar relativamente ao acesso às
categorias de amador de titulares de documentos habilitantes válidos
emitidos pela CEPT, UIT ou por país com o qual Portugal tenha um
acordo de reciprocidade - N.º 6 do artigo 5º do Decreto-Lei n.º
53/2009 1. Consideram-se documentos habilitantes; a)  O certificado HAREC, emitido por administração de outro país nos
termos da Recomendação CEPT T/R 61-02, dando acesso à categoria 1 de
amador e à emissão do correspondente CAN e licença CEPT; " Ainda me falta ver bem se compensa monetariamente pois o CAN espanhol
tem de ser pago de uma só acentada (se bem me recordo já teve em mais
de 200 Euros),, mas em termo de tempo nem se fala, é uma autentica VIA
VERDE. João Costa (CT1FBF) Em 1 de agosto de 2013 16:25, Paulo Santos <ct4dk.santos  gmail.com> escreveu:
> [...]
disponibilizado qualquer exame já efectuado. Ai vão dizer "e por onde é que estudamos?" resposta: no documento
procedimentos do radioamador está la a matéria toda
basta estudar, pesquisar e não querer a "papa" toda feita hoje em dia com a
Internet temos muito por onde pesquisar,
quando fiz exame não havia Internet tinha de comprar livros (em inglês) ir a
bibliotecas etc etc e estudar, estudar, estudar. 73 Paulo Santos, CT4DK Em 01/08/2013 13:48, João Costa > CT1FBF escreveu: Por uma leitura apressada e ainda em diagonal do novo regulamento espanhol
retiro para já uma conclusão. Estes espanhois (legisladores) não me param de surpreender, ao
contrario dos portugueses que continuam a ser os eternos "bons alunos" e
cumpridores,
fazendo tudo o que os "professores europeus" lhes dizem para realizar. Basicamente, eles continuam a ter uma só categoria e como é que
resolveram o problema da licença CEPT..? Fácil, o único exame é feito
sobre a matéria da recomendação  CEPT T/R 61-02 (Prova para a Categoria 1 em
Portugal) e como esta é a mais elevada e a que verdadeiramente interessa à
CEPT pois é
nesta que assenta a recomendação CEPT T/R 61-01 que dá equivalencia à
licença CEPT classe 1 está feito; è o que se chama matar 3 coelhos
(categorias 1, 2 e 3 da CEPT) com uma só cajadada. Ver anexo a esta mensagem. E viva España ! Olé, Olé.. João Costa (CT1FBF) 2013/8/1 João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>:
Algo que todos deberiamos de leer en algún momento. http://www.ea1uro.com/pdf/NuevoReglamento2013.pdf Fonte: EA1URO _______________________________________________