Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Quinta-Feira, 1 de Agosto de 2013 - 20:23:40 WEST

Boa tarde,

Não sou dessa opinião.
Concordo em absoluto com a ideia de que os exames devem atestar os
conhecimentos e não a capacidade de decorar, daí no passado ter
publicado compilações de questões de exame, sem respostas, para que os
candidatos estudem ao analisar a questão e a solução desta.
No entanto, por motivos de transparência no processo a minha opinião é
de que as questões devem ser todas do domínio publico, sem soluções
identificadas, mas a base de dados das mesmas deve ter uma dimensão tal
que torne inviável o decorar e devem ser regularmente revistas e
adicionadas novas questões.
Talvez a ANACOM pudesse organizar regularmente uma recolha de questões e
dar um bónus na taxa anual em função do contributo (tendo em atenção a
qualidade das questões obviamente) ...

A título de exemplo, estou-me a lembrar de uma questão que tem saído nos
exames de cat 1, sobre os factores que influenciam a capacidade de um
condensador, distância entre os elementos, material dieléctrico e
dimensão dos elementos e muito bem, a base de dados tem pelo menos umas
quatro variantes da questão o que faz com que quem for para lá com a
ideia de "na questão do condensador é a ABCD a correcta" não se safa
pois naquela variante da questão a solução pode ser outra, so sabendo
mesmo do assunto.

73!