Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 14:34:03 WEST

Boas João Costa,
Meus comentários em linha com o teu texto.

Em 02/08/2013 12:30, João Costa > CT1FBF escreveu:
> [...]
> único que transpôs quase na totalidade e ainda torno mais restritas
> as recomendações da CEPT.
>
> Se queremos e bem, algo que se aplica a todos, tanto nas exigências
> como nos previlegios, então que todos sem excepção cumpram as mesmas
> regras.
>
> Portugal tem 3 categorias, a Espanha só tem 1 e a França,. tem na pratica 2.
>
> Um radioamador principiante em França pode emitir em estação própria e
> em baixa potencia, conforme recomenda e bem a CEPT, no entanto, em
> Portugal não o pode fazer estando em desacordo com a recomendação.
Em Portugal não pode devido ao nosso historial de desobediência às Leis
o Português está sempre a ver onde pode furar
veja-se por exemplo no QRZ estações de cat. 3 já equipadas com lineares
de 2000W para uma estação que "não pode"
transmitir na sua própria estação até está bem apetrechada, por exemplo
no Reino Unido uma licença Novice só pode transmitir
com 10W e não pode ter nenhum radio que dê mais do que os 10W quem for
"apanhado" com um radio superior à categoria leva
logo uma coima e terá sorte se o equipamento não for recolhido pela
inspecção.

É tudo muito bonito em teoria mas pelo conhecimento que tenho do povo
Português isso não funcionava, para funcionar tinha de haver
inspecções quase diárias as estações de amador.

> Quanto a Espanha, ponho em serias duvidas e por aquilo que tenho
> conhecimento, que o nível de exigência seja a mesma que Portugal
> aplica para o exame da categoria 1. Alias, seria muito interessante
> fazer um estudo comparativo do nível de dificuldade em cada escalão de
> qualificação.
O exame em Espanha é parecido ao da cat. 1 em Portugal, e não há copias
de exames que outros tenham feito ;)

> Para a fotografia somos todos iguais, agora na realidade existem uns
> mais iguais que outros. Existem aqueles que cumprem e ainda restringem
> mais, há outros que escrevem nós cumprimos "na teoria", mas tem de ser
> com as nossas próprias regras e definidas por nós.
>
> João Costa (CT1FBF)

>>> cs7acn