Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

AV radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 01:22:12 WEST

Tanto que dizer e tão pouco tempo... A conversa está muito boa.

Parece-me João, que estarás a ser pouco simpático para com os nossos
colegas das classes C, B, 3 e 2.
Se os espanhóis têm uma classe única equivalente à CEPT, significa que em
Espanha fazem apenas um exame equivalente ao da nossa classe 1, ou estarei
a ver mal?

Sempre me parece que entre nós a coisa está mais flexível porque se permite
que alguns amadores possam começar a sua carreira com muito menos
conhecimentos ainda que com limitações, mesmo que algumas delas possam ser
absurdas e inéditas como o período de 2 anos para os CR7.

De resto esse carácter evolutivo do radioamadorismo em que os privilégios
se vão ganhando com o desenvolvimento dos conhecimentos é uma tradição em
todo o mundo.

Pelo que vejo, em Espanha gostam de "assentar praça em general".

Quanto às simplificações administrativas, julgo que são sempre de saudar.
Por cá também já vão acontecendo e algumas até há mais tempo. Repara que
desde 2009 que as estações de amador estão isentas de licença,  por
exemplo, e que o indicativo é, de facto, atribuido ao radioamador.

73,
António Vilela
CT1JHQ