ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

CS7ACN - M.Luis Nogueira arla link2box.net
Quinta-Feira, 1 de Agosto de 2013 - 23:54:32 WEST

Agora por terem falado em CB...

constato que esta faixa de frequência utilizada entre alguns
radioamadores, com sentido pejorativo ou mesmo ofensivo entre si.

É pena que assim o façam, ou pensem, a faixa de frequências CB é tão
igual a tantos outros intervalos de frequências, bem assisto a muitos
amadores a irem a muitas frequências de CB e passarem a noite na
cavaqueira, com outros amigos. Assim como faixas de amador a chamarem-se
de tudo uns aos outros.

Em tempos áureos do CB e com a chegada das novas gerações, os tais
"velhos" abandonaram as frequências de CB deixando chegar onde se chegou
até hoje.
Questiono mesmo se o mal é de quem abandonou, refugiando-se no
radioamadorismo, ou se é dos que permaneceram a efectuar rádio de
qualquer forma, sem parametros de amostragem e de enquadramento.

Se estes "velhos" tivessem permanecido na faixa do CB, impondo a
presença e modos de operação e com ensinamentos de como se deve operar,
as camadas mais jovens de outrora, não se teriam chegado ao que chegou
hoje.

Contudo estou convencido que qualquer bom camionista, mesmo aqueles que
de palavra sim a palavra não, largam um palavrão ao bom modo do calão
Português, se for enquadrado pelos moldes operacionais de uma boa
comunicação estes atingem o gosto pela coisa e até chegam a ser bons
radioamadores.

Será que a mudança dos tempos no radioamadorismo, com a vinda das
camadas mais novas, também os mesmos "velhos" voltaram a não saberem
interpretar, e tentaram dificultar a vinda das novas gerações, já que os
mesmos agora não se podiam refugiar em mais nenhuma faixa, ou faixas.
(restava ainda os pmr´s,   lol)

Será tudo uma questão de choque de gerações em que os mais antigos tem
dificuldades em assimilar novas praticas.

Isto faz-me lembrar um emigrante do meu burgo que voltou de França e
comprou uma Taberna lá na aldeia, Vindo de outro meio habituado a outra
cultura, decidiu colocar escarradores de porcelana ao canto da taberna e
enchia o chão cheio de serradura de forma a absorver o pouco de vinho
que era habito deitarem para o chão.
Dentro de poucos dias ficou sem clientela. Resolveu retirar os
escarradores de porcelana. A freguesia voltou.

é necessário fazer concessões, não se pode ser tão obtuso.

eu também utilizo a faixa de CB de vez enquanto, e com muito gosto...

cs7acn
m.luis

Leia-se
"velhos" pessoas com mais idade na pratica de fazer rádio.