Re: ARLA/CLUSTER: Hora HR-79D VHF 136-174MHZ MOBILE RADIO - Chinês com modo analogico e digital

AV radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Abril de 2013 - 18:33:58 WEST

Olá Jorge,

Como sempre, uma análise informada e certeira.
Só quero ressalvar uma diferença fundamental entre o codec2 e o AMBE, que
não é de natureza técnica mas sim comercial.

2013/4/11 Jorge Santos <ct1jib  gmail.com>

> <...>

No entanto não há bela sem senão, o FreeDV é uma substituição completa ao
> D-Star, com o mesmo áudio, ou melhor. e com menos largura de banda, mas
> como tudo precisa de um PC para ler o codec e quando alguém puser esse
> software, que de momento é opensource, dentro de um chip aí iremos ver
> senão ficará mais caro que os $20 que custa o AMBE.

<...>

Lembro que o AMBE é um vocoder cujo código (com direitos reservados) é
programado num DSP da TI e vendido nessa forma.

O facto de o Codec2 ter um código aberto traz duas possibilidades que
considero muito importantes para os radioamadores.

1. Qualquer amador ou grupo de amadores, que disponha das competências
necessárias, poderá experimentar variações ou melhorias desse algoritmo,
contribuindo para um aumento efectivo do conhecimento da DV.

2. Sendo mais prática hoje em dia a experimentação com PCs, nada impede
qualquer um de implementar este algoritmo num DSP de qualquer um dos
fabricantes habituais, com a vantagem adicional de poder complementar esse
código com outras funções ou protocolos no mesmo CPU.

Ambas estas possibilidades estão vedadas no AMBE, apenas pela natureza do
seu método de licenciamento.

É claro que me refiro apenas ao uso do Codec2 para fins de experimentação e
construção pelos amadores, mas em principio nada impede qualquer dos
fabricantes do costume de lançar modelos de rádios com DSP incorporando o
Codec2 deixando aberta a possibilidade de actualizar o respectivo código,
ou até publicando um kit de desenvolvimento que possibilite os amadores
comporem o seu próprio código. Isto, já agora, também é evidentemente
impossível com rádios usando o AMBE.

73,
António Vilela
CT1JHQ