ARLA/CLUSTER: Frequências Aeronáuticas

Filipe Ferraz ct3ab netmadeira.com
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2012 - 14:21:23 WEST

Boa tarde!!

Na minha opinião desde que o equipamento nao esteja aberto na faixa
frequencia nao vejo mal nenhum!!

Muitos Spotters usam equipamentos de amador para escutar as faixas em
especial as de vhf, para saberem que avião vai chegar e a companhia!!

Ha coisas bem piores que isso!!

73?s Filipe Ferraz CT3AB

----- Mensagem de ct1jib  gmail.com ---------
     Data: Fri, 21 Sep 2012 16:29:04 +0100
       De: Jorge Santos <ct1jib  gmail.com>
Responder Para: Resumo Noticioso  ARLA/CLUSTER
<cluster  radio-amador.net>
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Frequências Aeronáuticas
     Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>

> [...]
> border-left-width: 1px; border-left-color: #cccccc;
> border-left-style: solid; padding-left: 1ex; \">  vlink=\"purple\"
lang=\"PT\">

>  color: #1f497d; \">Caros.   color: #1f497d; \">    color: #1f497d;
> \">Não é bem assim.   color: #1f497d; \">Senão vejamos o que está
> escrito mais á
> frente:   COLOR: RED; \\">1.2 NA MESMA PENA INCORRE QUEM, SEM
> CONSENTIMENTO,  Calibri, sans-serif; color: #1f497d; \">se
intrometer no conteúdo
> de telecomunicação  font-family: Calibri, sans-serif; color:
#254061; \">ou  style=\"font-size: 11pt; font-family: Calibri,
sans-serif; color:
> red; \">DELE TOMAR CONHECIMENTO.

Acontece que só sabe que eu tomei conhecimento se eu falar e aí
aplica-se o 194 onde se lê:

  1.3 Quem, sem consentimento, _DIVULGAR O CONTEúDO_ _DE_ cartas,
encomendas, escritos fechados, ou _TELECOMUNICAçõES_ a que se
referem os números anteriores, é punido com pena de prisão até um
ano ou com pena de multa até 240 dias».

Só por esta forma se pode concluir que alguém andou a escutar o
indevido, até lá as frequências são livres de serem escutadas.

Este é o meu entendimento e que já vigora, não por este decreto
lei, à muitos anos, para não acrescentar que "/conversas que não
nos são dirigidas ou em que não sejamos intervenientes, não devem
por nós ser divulgadas/" acho que isto fará parte da nossa boa
educação e conduta.

Obrigado.

Isto aplica a pena de prisão ou a multa de 240 dias a todos
incluindo os amadores que também não têm consentimento para escutar
esta faixa.

MAS ESTA é APENAS A MINHA INTERPRETAçãO DO PUBLICADO NO SITE DA
ANACOM.

CT1EBH

Rui Jorge Martins

73!

FROM: cluster-bounces  radio-amador.net[2]
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net[3]] ON BEHALF OF AV
  SENT: sexta-feira, 21 de Setembro de 2012 01:37
  TO: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
  SUBJECT: Re: ARLA/CLUSTER: Frequências Aeronáuticas

Caro colega,

Na minha opinião, o regulamento de amador, no seu Artº12, proibe a
utilização de estações de amador para esse fim.

No entanto, se utilizarmos um equipamento exclusivamente receptor,
caindo portanto na classificação de "receptores multibanda não
associados em particular a qualquer serviço de radiocomunicações",
tal como a ANACOM o aponta, não conheço nenhuma lei que nos impeça
de escutar essas frequências.

73,
António Vilela
CT1JHQ

2012/9/20 Alcides Sousa <alcides.sousa  gmail.com[4]>

Boa noite,

À consderação dos colegas:

Há alguma legislação vigente portuguesa que proiba-nos de escutar
as
frequências aeronáuticas em HF/VHF/UHF?

Tks 73

Alcides Sousa CU2GC/CT1JQK

73's

***********************************
  CT1JIB / Jorge Santos
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.qrz.com
QSL Via: Bureau or Eqsl:www.eqsl.cc
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
ARRL/LoTW Member# 2000232451
AMSAT US Member# 36900
EPC Member# 5302
*
Sysop of CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, XRF040

Co-Sysop of CQ0DLX, CQ0DPT, CQ0DSM, CQ0DTV, CQ0DLR
*
D-Star  FreeStar System
***********************************

----- Fim da mensagem de ct1jib  gmail.com -----

Ligações:
---------
[1] mailto:ct1ebh  gmail.com
[2] mailto:cluster-bounces  radio-amador.net
[3] mailto:cluster-bounces  radio-amador.net
[4] mailto:alcides.sousa  gmail.com
[5] mailto:CLUSTER  radio-amador.net
[6] http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
[7] mailto:CLUSTER  radio-amador.net