ARLA/CLUSTER: Frequências Aeronáuticas

Gamito ct1czt radiotelegrafistas.com
Sábado, 22 de Setembro de 2012 - 00:23:20 WEST

Perfeito!
Todos os posts sobre o tema são muito interessantes.
Mas....   afinal em que ficamos ?
Já se vê que se pode inferir do que tem sido dito - opiniões,
interpretações etc - que cada um pode fazer o que entender, conforme seja a
sua leitura da lei. Não deveria ela , lei, ser clara de modo a não permitir
ambiguidades ?!..
Então imagine-se que a lei espanhola não se incomoda com essas coisas. Um
espanhol a viver a 500 metros da fronteira escuta o que lhe apetecer do
espectro português. Que lhe acontece? A Anacom vai aplicar-lhe coima?
E afinal o que pode escutar um radioescuta ?
Dá-me ideia está a aparecer um certo excesso de perfeccionismo que só vem
criar problemas onde eles não existem.
Talvez tenham os vendedores de equipamentos deixar de vender os tais *"
banda aérea"*.

Saudações a toda plateia deste forum.

CT1CZT

De: AV <radiophilo  gmail.com>
Data: 21 de Setembro de 2012 20:51
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Frequências Aeronáuticas
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>

Sem dúvida. Se bem me recordo, esse texto estava entes bem explícito nas
várias leis que regulavam a nossa actividade.

Em complemento das opiniões dos colegas, resta-me apenas acrescentar um
facto que, sem dúvida por lapso inteiramente inocente e não intencional, a
Anacom não menciona na sua comunicação, bem como a minha interpretação
desse facto.

O referido artigo tem o seguinte contexto no código
penal<http://www.dre.pt/util/getpdf.asp?s=dip&serie=1&iddr=2007.170&iddip=20072980>
:

Lei n.o 59/2007 - ANEXO - CÓDIGO PENAL
LIVRO II - Parte especial
TÍTULO I - Dos crimes contra as pessoas
CAPÍTULO VII - Dos crimes contra a reserva da vida privada
Artigo 194.o - Violação de correspondência ou de telecomunicações

Para mim, resulta muito claro que, para além dos princípios do bom senso já
aqui enunciados, quem por qualquer motivo suspeitar que ao escutar
comunicações aeronáuticas poderá estar de alguma forma a violar a
privacidade de alguém, então não o deverá fazer.

Se pelo contrário achar que esse não é o caso, tese que na minha opinião
tem muito mais argumentos válidos do que a primeira, então poderá fazê-lo
de consciência tranquila desde que para isso utilize um equipamento
licenciado para o efeito ou então isento de licença, a saber, uma estação
de radiocomunicações exclusivamente de recepção, e nunca a sua estação de
amador.

73,
António Vilela
CT1JHQ