ARLA/CLUSTER: Duvida

J.Rodrigues jopiro gmail.com
Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012 - 18:12:11 WET

Parece que alguns coletes distribuidos aos núcleos de VOLUNTÁRIOS de PC
municipais locais devem ter sido substituidos por uns mais "vistosos" à
revelia dos protocolos.
Sou como cidadão, com formação básica de socorrista que já vem do batente
militar e que continuou na multinacional onde trabalhei até me reformar,
voluntário de PC municipal e nada mais que isso.
Para ter o colete fiz uma formação como cidadão e não como radioamador que
constou de 6 dias(fins de semana) na PC municipal de Lisboa. O colete é
muito simples tendo nas costas em letras bem grandes "VOLUNTÁRIO" e na
frente o logo da Proteção Civil LISBOA. Este colete e o certificado
foram-me entregues a mim e mais 1500 pessoas nos Paços do Concelho da CML
pelo vereador do pelouro, em sessão solene.
A função de radioamador só pode ser enquadrada quando solicitado para tal
pelos coordenadores no terreno e em situações muito bem definidas.
Logo essa situação do OM se apresentar como radioamador parece-me muito
despropositada em relação à realidade descrita, já que em situações de
emergência real temos como cidadãos com formação (para não fazer asneira)
de actuar se não houver alguém mais especializado a intervir.Mas isso não
tem nada que ver com coletes ou rádios é uma questão de cidadania e
obrigação de prestar socorro a quem dele necessite, tal como prevê o Código
Civil.
Existe no facebook uma página dedicada a essa vertente da PC municipal.
É o pouco que sei do assunto.
73 de CT1AKJ
Joaquim