ARLA/CLUSTER: Montagem de torre - Comprimento de espias

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Terça-Feira, 9 de Outubro de 2012 - 15:38:42 WEST

Boa tarde.

Pelo meu conhecimento, os isoladores colocados nas espias servem tão
somente para evitar que a descarga de um raio na torre se sirva das espias
para descarga à terra, evitando por esse meio a rotura da espia (ou espias)
e a consequente queda da torre.

Isto é o que eu conheço, poderá no entanto haver quem se sirva da espia
para tal. Existem colegas que utilizam o topo da torre para "lançar" uma
antena em slope dando a ilusão de ser uma das espias.

No dia 9 de Outubro de 2012 14:14, Hugo Barata <ct2hmx  gmail.com> escreveu:

> Do que tenho montado e visto de facto usa-se espias isoladas de modo a se
> fazerem dipolos para as frequências que sejam cortados e adaptados.
> Exceptuando esta situação as espias são inteiras da torre aos suportes
> delas em baixo ou são acrescentas quando não se consegue ter uma espia por
> inteira.
> Há que ter em conta as espias que servem de sustentação da torre por estas
> poderem estar sobre alguma tensão quando a torre estiver sujeita a ventos
> fortes que possam criar forças de torção.

> [...]

73's

***********************************
*CT1JIB* / Jorge Santos
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>
QSL Via: Bureau or Eqsl:www.eqsl.cc
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
ARRL/LoTW Member# 2000232451
AMSAT US Member# 36900
EPC Member# 5302
*
Sysop of CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, XRF040, DCS012

Co-Sysop of CQ0DLX, CQ0DPT, CQ0DSM, CQ0DTV, CQ0DLR
*
D-Star  FreeStar System