ARLA/CLUSTER: Montagem de torre - Comprimento de espias

Terça-Feira, 9 de Outubro de 2012 - 16:09:30 WEST

Pedro Madeira (CT2JQB)

Efetivamente de tudo aquilo que tenho lido, o tamanho das espias metálicas pode influenciar sim os diagramas de radiação das antenas e através disto provocar o que descreves.

Assim, o seu tamanho (dimensão) deve estar fora das frequências de ressonância e harmónicas o que para antenas multi-bandas se torna uma tarefa algo complicada.

João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de pedro_transistor  sapo.pt
Enviada: segunda-feira, 8 de Outubro de 2012 22:42
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: ARLA/CLUSTER: Montagem de torre - Comprimento de espias

Boa noite a todos,
Á cerca de 2 meses montei uma torre no meu shack e espiei-a com cabos de aço de 4mm. Espiei com 3 cabos de aço no topo da torre e com outros 3 cabos de aço pouco acima do meio. Não utilizei isoladores e o comprimento dos cabos de aço foi o que foi necessário.

Á dias em conversa com um colega ele disse-me que os cabos de aço deviam ser cortados e isolados de X em X metros porque se ficassem com um comprimento ressonante com alguma das frequências em que emito poderia provocar atenuação nos sinais e alterar o diagrama de irradiação por fazerem de elementos parasitas.

Como desconhecia este fenómeno e porque quero melhorar o meu sistema de antenas, peço a vossa ajuda no sentido de me explicarem como devo fazer e o que devo fazer!

Agradeço desde já a vossa boa vontade e ajuda!

Cumprimentos 73
Pedro Madeira
CT2JQB