Re: ARLA/CLUSTER: FW: REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO DE TSUNAMI - NEAMWAVE12 (AMANHÃ E QUARTA)

Luís Garcia Filipe afterhours36 gmail.com
Terça-Feira, 27 de Novembro de 2012 - 17:26:11 WET

Boa tarde senhor Paulo.

Ainda bem que tinha o rádio decamétrico consigo, mais os rádios de VHF.

É que terminais portáteis de satélite (telemóveis, uplinks, etc), não são
instrumentos que estejam propriamente disponíveis ou logo prontos a serem
operados por equipas de emergência. Principalmente logo imediatamente a
seguir ao acontecimento, pelas equipas iniciais.

Além do mais, tudo o que está no espaço, na minha humilde opinião, és mais
susceptível a falhas, uma vez que espaço é um ambiente brutalmente inóspito
(solar flares, micrometeoritos, etc ).

Agora umas boas estações a fazer broadcast de informação em modos digitais
acredito ser uma ideia promissora, pela rápidez e comodidade de transmissão
de informação, bem como a possibilidade de estender bem mais a área de
operação, visto que os modos digitais, os mais robustos, na sua maioria,
operam com margens fantásticas de SN/R.

Invejo a fantástica possibilidade que teve de participar numa operação
dessas, para mim seria uma grande concretização pessoal. É bom saber que
temos rádio-amadores Portugueses capazes de cruzarem fronteiras para salvar
outros em necessidade.

73

CR7AEL

No dia 27 de Novembro de 2012 15:35, Paulo Santos