ARLA/CLUSTER: WebSRD

Sergio Matias srg814 gmail.com
Quarta-Feira, 16 de Maio de 2012 - 11:52:31 WEST

Bom dia.
O conceito do WebSDR é realmente interessante.
Para que pudesse ser implementado por cá, teria que ser ao abrigo de
um protocolo com uma qualquer instituição de ensino superior, que
disponibilizasse espaço físico para equipamentos e antenas, e uma boa
ligação de Internet com alto débito de uplink e alta prioridade, já
que se trata de "streaming". Digo instituição de ensino porque me
parece o local mais provável que pudesse acolher um projecto deste
tipo.

Como referência, deixo a informação presente no site do WebSDR do W4AX:

"My WebSDR server consists of a PC running Ubuntu and the WebSDR
server software. It is a quad core processor with 12 GB of RAM. Sound
cards are five ASUS Xonar D1 and the motherboard Creative Labs sound
card all at 192 KHz sample rate. To accommodate 40+ users an Internet
connection with 40 Mb of upload bandwidth is used. Each user
connection consumes about 200 kb of upload bandwidth."
fonte: http://w4ax.com/about.html

Noutros sites WebSDR podemos encontrar informação semelhante acerca do
hardware e requisitos de rede. No entanto, nada melhor que contactar
directamente o colega Pieter-Tjerk PA3FWM, que também tem muita
informação disponível sobre o projecto em
http://wwwhome.cs.utwente.nl/~ptdeboer/ham/sdr/ .

Em relação a custos, o SRD em sim não é caro, e existem várias
hipóteses, mas há que adicionar o PC com um bom processador, alguns GB
de RAM e boas placas de som, antenas, cabos e suportes. Há que ter
ainda em conta fundo de reserva para substituição de equipamentos que
avariem, ou para outras eventualidades.

Portanto, mais do que fonte de aprendizagem de escuta e operação para
os amadores recém-chegados, é também um interessante projecto
tecnológico, mas com custos ainda significativos.

Cumprimentos,
-- Sérgio Matias, CT1HMN