Re: ARLA/CLUSTER: Telegrafia, um mundo à parte.

Antº Guerreiro - CT1GFK ct1gfk gmail.com

Exmos,

Antes de mais Zé Luis e pela parte que me toca não tens que agradecer coisa
nenhuma. O que quer que tenha feito foi por "amor à causa". Ajudo sempre
que posso e sempre que queiram a minha ajuda... na telegrafia e não só e
sabes bem disso :)
Apesar de não ter grandes conhecimentos na parte didáctica/pedagógica do
ensino da telegrafia em código morse, deixo uma dica que me parece de
máxima importância dada a conjuntura actual (malta no inicio de
aprendizagem) ESQUEÇAM OS CWget's e os descodificadores de morse, repito,
ESQUEÇAM...... conheço alguns (muitos) casos de colegas nossos que se
agarraram a essa porcaria e e nunca mais conseguiam descodificar
cerebralmente a coisa... quando acataram esta dica, o sucesso começou e se
evidenciar a olhos vistos.
O meu inicio na telegrafia foi idêntico ao do CT1GZB. Fazer exame para
poder operar principalmente nos 20m. Desde 1999 contam-se pelos dedos de
uma mão as vezes que fiz CQ em fonia sem ser em actividades ou concursos
logicamente.

Como dizia o outro: falar todos falam, telegrafar telegrafam alguns...

73's CT1GFK, CU8AT - Toze