RE: ARLA/CLUSTER: ANACOM divulga procedimentos para autorização de APRS e PACKET

Sexta-Feira, 16 de Março de 2012 - 17:59:24 WET

Caro Paulo Santos, CT4DK,

Talvez ainda o mais grave seja ter-se pedido a autorização á ANACOM para estas estações de uso comum sem sequer se ter discutido, conforme se haviam comprometido, para se definir regras comuns, principalmente com  todas as Associações que o quisessem e que já tinham sistemas de APRS e PACKET e outros suportados em AX.25 a funcionar, no sentido de uma distribuição mais correta dos serviços e para que os sistemas trabalhem todos da mesma forma no futuro.

Também  acho verdadeiramente hilariante que se solicite a retirada dos dados de latitude e longitude dos sistemas licenciados pela REP das listagens dos repetidores elaboradas por mim, justificando que estes dados davam as localizações exactas e assim não deveriam ser do conhecimento público e agora se tenha pedido e obtido a autorização à ANACOM para estações de uso comum para APRS.

Aqui para nós ...De quantos km será o erro introduzido intencionalmente nas coordenadas GPS difundidas nessas estações???

João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Paulo Santos
Enviada: sexta-feira, 16 de Março de 2012 17:19
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: ANACOM divulga procedimentos para autorização de APRS e PACKET

Boas Tardes,
Não concordo com estes procedimentos pois afinal estamos a licenciar MODOS qualquer dia também tenho de licenciar
o SSB o FM o AM como estação de uso comum pois segundo o critério de algumas mentes iluminadas se outros utilizam
já é estação de uso comum??? e se um colega vier a minha casa não pode usar a minha estação pois não está licenciada
como uso comum, estas mentes iluminadas só fazem barbaridades, quando solicitaram a opinião dos radioamadores
acerca das estaçoes de APRS e Packet eu disse: "Não inventem a roda pois ja está inventada e não sigam os maus exemplos
(Espanha, Itália, etc mas sim sigam os bons exemplos do que já existe (UK, USA, etc.)

Estações de Packet e APRS são estações individuais de rede, ou seja integram-se numa rede e não são estações de Associações
estas mentes iluminadas que decidiram isto querem acabar com o radioamadorismo e seu desenvolvimento utilizando a velha
máxima o que não compreendo ou entendo é de limitar ou quiçá proibir.

Relembro o Artº 9 do Dec. Lei 53/2009 de 2 de Março

Licenciamento de estações e responsabilidade pelo seu funcionamento

1 - O funcionamento de estações individuais de amador não carece de licença.

2 - O funcionamento de estação de uso comum está sujeito a licença emitida pelo ICP -ANACOM:

a) Às associações de amadores legalmente constituídas, desde que todos os titulares dos órgãos da associação sejam
titulares de CAN;

b) Às entidades competentes no âmbito dos sistemas nacional e regionais de planeamento civil de emergência.

Sou possuidor de uma estação de packet vulgo BBS activa desde 1993 actualmente deve ser a única em Portugal posso
dizer que continuo a ter tráfego não via radio mas sim via Internet como o recomendado pela IARU salvo erro em 1996 que
o tráfego entre BBS deveria ser feito em frequências superiores (433MHz ou 1200MHz) ou em alternativa via Internet, passo
a informar que não vou pedir licença nenhuma de uso comum simplesmente vou barrar o acesso a todos e quaisquer indicativos
portugueses via radio ficando só o meu indicativo autorizado a ligar ou fazer digi assim já não é de uso comum mas sim privado.

Vy 73 de Paulo Santos, CT4DK