RE: FW: ARLA/CLUSTER: Estações portuguesas referenciadas no Concurso CQMM DX Contest
CT1BAT
ct1bat gmail.com
Quinta-Feira, 28 de Junho de 2012 - 21:15:29 WEST
João e Colegas,
Como não poderia deixar de ser, quando se lida com pessoas intelectualmente "honestas", CONCORDO!
Há um entendimento (cuja autoria não posso revelar por a isso não estar, formalmente, autorizado), de conhecimento generalizado, que refere
"...as disposições regulamentares aplicáveis em vigor não visam impossibilitar os amadores da categoria
3 de comunicar, mas sim fazer com que as suas emissões sejam de alguma forma supervisionadas...".
O problema, parece, é que alguns radioamadores mais antigos não estejam dispostos a assumir essa responsabilidade...mas, isso depende do grau de confiança entre as pessoas que, como é óbvio, terá de ser elevado.
Já há 30 anos era assim (ou pior), porque tínhamos que ir a casa do 1º operador e, houve casos, em que ele foi chamado a intervir no QSO para haver a certeza de que estava presente!
Há aqui um papel importante das associações, nas suas sedes ou realizações (eventos, feiras, field day's,...) de proporcionar aos colegas mais novos a utilização das estações de uso comum!
" a ANACOM com a ajuda de alguns, entendeu ..." O problema continua a ser esse, parece não há interesse por parte de alguns nas posições consensuais das estruturas representativas dos radioamadores.
Já deves ter dado pelo lapso... segundo o qrz.com o colega CR7ACS é Vasil "Wil" Gabidullin, CR7ACS Rua D.Madalena Vilhena, 15-1 esq. Aveiro 3800-388 Portugal e não tem a ver com o Rodrigo.
Colegas CR7, tenham paciência, falta pouco (um dia pode ser que se saiba porque é que uma proposta saída de Leiria há quase 2 anos, ainda cá não está fora...)
Abraços
73 de
José Machado – CT1BAT
-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: quinta-feira, 28 de Junho de 2012 20:01
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: RE: FW: ARLA/CLUSTER: Estações portuguesas referenciadas no Concurso CQMM DX Contest
" Assim, uma estação CR7... não estando licenciada em "modo de emissão" não poderá ser concorrente num concurso de TX/RX simplesmente porque não pode emitir." Concordo desde que se acrescente, e isto é muitíssimo importante, NA SUA PROPRIA ESTAÇÂO em TX, coisa que infelizmente na pratica ...enfim, deixa muito a desejar.
O problema começa quando toda a estrutura legislativa está, e bem, assente nas Recomendação da CEPT T/R 61-02, no ERC Report 32 e no ECC Report 89, respetivamente para as categorias 1, 2 e 3.
Só que no caso da categoria 3 o ICP-ANACOM foi muitíssimo mais restritivo que a própria CEPT no ECC Report 89, quando esta diz " The objective being to ensure that the operator should not cause problems to other spectrum users." e " Restricted access to spectrum with limited power levels. Essentially a national licence with privileges to suit the local environment. " a ANACOM com a ajuda de alguns, entendeu que isto queria dizer que em Portugal, o "infeliz", não poderia emitir em estação própria, coisa que na minha tradução do inglês para o português não é isso que lá está, nem é tão pouco, atrevo-me a dizer, o espirito da recomendação.
No caso em apreço, penso que a estação de "escuta" da pequena CR7ACS é até a mesma de emissão do CT1BXT.
De uma coisa temos todos uma absoluta certeza, ela não poderia estar melhor Supervisionada.
Jo0ão Costa (CT1FBF)
-----Mensagem original-----
Mais informações acerca da lista CLUSTER