ARLA/CLUSTER: CS6ARC/P passa a CS5ARC/P

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Domingo, 10 de Junho de 2012 - 20:18:40 WEST

Subscrevo na íntegra!

A altura certa para se fazerem sugestões sobre o QNAF teria sido quando
esteve em consulta pública, eu usei o meu direito mas poucos mais o fizeram.

Em relação à equiparação 2/B também concordo que seria o corrigir um
erro com outro, a ideia de impedirem o acesso da Cat2 a algumas bandas
percebo, para motivar a processão, a limitação de segmentos das bandas,
em particular o dedicado a modos de banda estreita CW e digitais, isso
não percebo, afinal a ideia não era o promover a aprendizagem e evolução??

Por mim o problema ficava resolvido provavelmente dispensando o futuro
ajuste do QNAF, bastava uma emenda ao DL 53/2009 que passasse os
períodos de realização de exame para algo do tipo:
«Entre exames é obrigatório um período mínimo de 3 meses»

- Resolvia o problema dos 2 anos de escuta de Cat3
- Resolvia o problema de quem passa de categoria porque tem EUREUREUR
para lá ir fazer exame todos os dias até passar. (já me chegaram
rumores, não sei se com fundamento, de quem realizasse mais de 1 por dia!!!)
- Resolvia o problema das limitações de Cat2, ao fim de 3 meses, se
queriam mais, estudavam e iam lá provar isso.

Não deixo contudo de concordar que a definição de um período de
transição de categorias teria sido a solução clara e justa (com um
processo racional definido pelos representantes da comunidade e regulador).
Um dos pontos que defendi nos comentarios que fiz ao QNAF foram
exactamente nesse sentido, de baixar ligeiramente os privilégios de Cat
A e B como forma de promover a transição destes para Cat1 e 2.

Apesar de se falar muito em "direitos adquiridos" neste contexto, os do
QNAF são tudo menos isso, noutro contexto bem mais sério, eu até tenho
um contrato de trabalho que diz que tenho direito a 14 meses de salário
e afinal este ano só me dão 12 e sobre estes ainda tenho de fazer 10% de
desconto ao "patrão" ...
Viva os direitos adquiridos.

73!