RE: ARLA/CLUSTER: 91 pessoas já subscreveram a Petição Radio-amadores - Revisão do Decreto-Lei N.º53/2009

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012 - 17:46:27 WEST


Caro Colega Vítor Santos (CR7AGF),
"... apesar de estar de forma ilegal na escuta à algum tempo a esta parte."

Que eu tenha conhecimento, não existe nem antes, nem depois, de efetuar o exame de aptidão para a categoria 3, qualquer ilegalidade na simples escuta.
Alias, parece-me que hoje em dia nem a própria ANACOM atribui indicativos de radio escuta. 

Gostei e acho muito importante conhecer a sua visão, é com essa e outras que poderemos desenvolver o radioamadorismo. Nunca se acanhe de a transmitir.

João Costa (CT1FBF) 


De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Vitor Santos
Enviada: segunda-feira, 9 de Julho de 2012 17:14
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: 91 pessoas já subscreveram a Petição Radio-amadores - Revisão do Decreto-Lei N.º53/2009

Boa tarde a todos os colegas radioamadores,
Antes de mais, permitam que me apresente, já que esta é a primeira vez que participo neste forum.
Chamo-me Vítor Santos, 41 anos, técnico de RH e recente radioamador (CR7AGF, exame efetuado dia 6/6/2012), apesar de estar de forma ilegal na escuta à algum tempo a esta parte.
Tomei um contato mais direto com esta atividade, e seu enquadramento legal, à cerca de 1 ano a esta parte, sendo que até essa altura, pouco/nada conhecia do quadro legal que a regula.
Nesse sentido, saliento que assinei a petição, já que para mim não está em causa o rigor da sua escrita ou os comentários que se possam incluir (com os quais não concordo, deveria ser possivel apenas a assinatura da petição), mas sim o fundamento da mesma, que é permitir que aos novos radioamadores seja possível efetuarem o exame de subida de categoria mais cedo (desde que assim o entendam).
Podemos defender que, durante esse tempo, o novo radioamador irá adquirir conhecimentos e experiência de escuta que lhe permitirá encarar esta atividade com a qualidade que todos certamente desejamos. Concordo em parte com esta posição. Existe um orgão oficial para verificação dessa mesma competência (ANACOM), através da realização de exame respetivo, sendo certo que do tempo que tenho de escuta, já presenciei QSO's extraordinários pela sua elegância/profundidade do tema/correção da fonia utilizada, e outros em que se enquadram menos na classificação dada anteriormente, mas que, com todos aprendi sempre alguma coisa. O repetidor que escuto de forma habitual é o da Arrábida devido ao meu QTH ser no quadrante IM58K0
Hoje em dia com recurso a uma ligação à internet, temos acesso a quase tudo e o conhecimento está disponivel de uma forma mais rápida e célere, bastando para tal, uma filtragem ao que se encontra na internet sobre o assunto, não estando "apenas" restritos à escuta para efeitos de aprendizagem.
Não é facil para um novo radioamador entrar nesta atividade sendo que tive a sorte de, durante um QSO que estava a ouvir de forma ilegal, ouvir um amigo com quem não falava à alguns anos e ter entrado de novo em contacto com o mesmo, me ter fornecido muita da informação/material de estudo que tenho neste momento (e que me recomendou também este forum, não menciono o seu indicativo por não ter recolhido a sua opinião antecipadamente).
Tendo entrado em contato com a ANACOM, fui informado (talvez erradamente) que não tinham conhecimento de nenhuma previsão de alteração do quadro legal vigente.
A minha opinião sobre o assunto é clara. Considero os 2 anos excessivos,os quais irei respeitar de forma integral, mas, considero que a redução neste período poderia servir de incentivo à adesão de novos radioamadores.
Até poder participar nos QSO's, irei continuar a escutar, essencialmente, o repetidor da Arrábida de UHF, disfrutando como até aqui do que vou ouvindo e assimilando para tirar proveito desse conhecimento um dia mais tarde.
Espero, que ninguém se sinta de alguma forma melindrado/ofendido pela linhas que aqui escrevi, já que essa não é nem nunca será a minha intenção, mas achei importante transmitir a visão que um dos visados tem sobre este assunto.
Cordiais cumprimentos a todos
Vítor Santos
CR7AGF
2012/7/9 Amadeu Rosa <ct2hgl  sapo.pt>

  Boa tarde
 Ora aqui está a opinião que eu não tive coragem de escrever. Colega Paulo partlho da sua opinião a 100%. De resto há 17 anos atrás não vi abaixo assinados para que os CT2 pudessem operar os 15 e os 20 metros.Por mim não assino e ponto final no assunto. Podem comentar à vontade mas não obtem resposta. 73 Ct2hgl









Quoting Paulo Santos <ct4dk.santos  gmail.com>:
Esta petição nunca deveria existir, para já é uma farsa pois permite que
a mesma pessoa assine diversas vezes para ser credivel e legal cada
pessoa só podia assinar uma única vez
com atitudes destas se vê o sentido de cidadania do Português quer tudo
de mão beijada sem ser necessário fazer algum esforço, a Lei tem de se
moldar a seu proveito não pode ser
a pessoa a seguir a Lei, "não isso seguir Leis é para os outros para mim
tem de ser como quero." este é o vulgar pensamento Tuga.

73 - Paulo Santos, CT4DK

Em 09/07/2012 13:41, João Gonçalves Costa escreveu:
Petição Radio-amadores - Revisão do Decreto-Lei N.º53/2009

Nós subscrevemos a Petição Radio-amadores - Revisão do Decreto-Lei N.º53/2009, Para o Primeiro-Ministro, Ministro da Economia e Emprego, Anacom.

Ver mais em: http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2012N26434

João Costa (CT1FBF)


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


--




_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster





Mais informações acerca da lista CLUSTER