Re: ARLA/CLUSTER: 91 pessoas já subscreveram a Petição Radio-amadores - Revisão do Decreto-Lei N.º53/2009

Vitor Santos vitorcsantos gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012 - 17:13:58 WEST

Boa tarde a todos os colegas radioamadores,
Antes de mais, permitam que me apresente, já que esta é a primeira vez que
participo neste forum.
Chamo-me Vítor Santos, 41 anos, técnico de RH e recente radioamador
(CR7AGF, exame efetuado dia 6/6/2012), apesar de estar de forma ilegal na
escuta à algum tempo a esta parte.
Tomei um contato mais direto com esta atividade, e seu enquadramento legal,
à cerca de 1 ano a esta parte, sendo que até essa altura, pouco/nada
conhecia do quadro legal que a regula.
Nesse sentido, saliento que assinei a petição, já que para mim não está em
causa o rigor da sua escrita ou os comentários que se possam incluir (com
os quais não concordo, deveria ser possivel apenas a assinatura da
petição), mas sim o fundamento da mesma, que é permitir que aos novos
radioamadores seja possível efetuarem o exame de subida de categoria mais
cedo (desde que assim o entendam).
Podemos defender que, durante esse tempo, o novo radioamador irá adquirir
conhecimentos e experiência de escuta que lhe permitirá encarar esta
atividade com a qualidade que todos certamente desejamos. Concordo em parte
com esta posição. Existe um orgão oficial para verificação dessa mesma
competência (ANACOM), através da realização de exame respetivo, sendo certo
que do tempo que tenho de escuta, já presenciei QSO's extraordinários pela
sua elegância/profundidade do tema/correção da fonia utilizada, e outros em
que se enquadram menos na classificação dada anteriormente, mas que, com
todos aprendi sempre alguma coisa. O repetidor que escuto de forma habitual
é o da Arrábida devido ao meu QTH ser no quadrante IM58K0
Hoje em dia com recurso a uma ligação à internet, temos acesso a quase tudo
e o conhecimento está disponivel de uma forma mais rápida e célere,
bastando para tal, uma filtragem ao que se encontra na internet sobre o
assunto, não estando "apenas" restritos à escuta para efeitos de
aprendizagem.
Não é facil para um novo radioamador entrar nesta atividade sendo que tive
a sorte de, durante um QSO que estava a ouvir de forma ilegal, ouvir um
amigo com quem não falava à alguns anos e ter entrado de novo em contacto
com o mesmo, me ter fornecido muita da informação/material de estudo que
tenho neste momento (e que me recomendou também este forum, não menciono o
seu indicativo por não ter recolhido a sua opinião antecipadamente).
Tendo entrado em contato com a ANACOM, fui informado (talvez erradamente)
que não tinham conhecimento de nenhuma previsão de alteração do quadro
legal vigente.
A minha opinião sobre o assunto é clara. Considero os 2 anos excessivos,os
quais irei respeitar de forma integral, mas, considero que a redução neste
período poderia servir de incentivo à adesão de novos radioamadores.
Até poder participar nos QSO's, irei continuar a escutar, essencialmente, o
repetidor da Arrábida de UHF, disfrutando como até aqui do que vou ouvindo
e assimilando para tirar proveito desse conhecimento um dia mais tarde.
Espero, que ninguém se sinta de alguma forma melindrado/ofendido pela
linhas que aqui escrevi, já que essa não é nem nunca será a minha intenção,
mas achei importante transmitir a visão que um dos visados tem sobre este
assunto.
Cordiais cumprimentos a todos
Vítor Santos
CR7AGF