ARLA/CLUSTER: Listagens e dados de repetidores

Paulo Oliveira pjao.ct2jay gmail.com
Sábado, 21 de Janeiro de 2012 - 22:58:04 WET


Boas noites a todos!

Tenho evitado comentar mensagens aqui no cluster, pois considero que o nível dos assuntos abordados tem estado como o nível do país (segundo dizem...lixo).

Não quero de forma alguma desprestigiar os seus intervenientes, pois tenho alguns em consideração.

Esta história é pois a demonstração a degradação que temos na espera radio amadorística nacional.

Força João Costa! Tens todo o meu apoio para continuares a divulgar as tuas fantásticas listas e dados de repetidores!

Estive na zona de Lisboa nos últimos dias e talvez perceba porque estes dados não serão do agrado de alguns. 
Das dezenas de repetidores e outros sistemas legalizados na região pouco ou nada, talvez os vários rádios que tinha ao dispor sofreram de surdez temporária, talvez os sistemas sofreram de avarias temporárias. Para não falar na falta de identificadores... 

Enfim! 

73's
Paulo Oliveira
CT2JAY

-----Mensagem original-----
De: João Costa > CT1FBF [mailto:ct1fbf  gmail.com] 
Enviada: sábado, 21 de Janeiro de 2012 00:34
Para: carlosnora.ct1end  gmail.com
Cc: Cluster-ARLA; rep-redeemissoresportugueses  yahoogrupos.com.br
Assunto: ARLA/CLUSTER: Listagens e dados de repetidores

Caro Senhor Carlos Nora (CT1END)

Inicialmente quando fui contactado por si, até pensei que era uma brincadeira de mau gosto, pois a maioria destes dados ou outros idênticos estão desde a alguns anos no site da ANACOM e são do domínio públicos. Bem, mas como insiste, tenho de lhe voltar a responder contra minha vontade, porque temo que ainda não se apercebeu ou é incapaz de compreender, discernir ou julgar quanto é em vão, atualmente, o seu pedido.

Eu até posso adivinhar as preocupações que estão por detrás desta sua iniciativa, nomeadamente a recente vandalização/assalto do repetidor de TVA em Aveiro e quiça mesmo o crescente clima de insegurança gerado pela comunicação social. O caso não é certamente inédito e sem dúvida que é assunto que merece a nossa mutua preocupação, mas realmente, permita-me que considere que a sua forma de pensar é pouco sensata e mesmo retrógrada, bem à maneira de outros tempos e de outras escolas.

Portanto, o senhor advoga a retirada dos dados de latitude e longitude dos sistemas licenciados pela REP das listagens, justificando que estes dados não deveriam ser do conhecimento público, mas ao que parece não incluiu o QTH Locator.

Bem, então comecemos por o informar que está a ser pouco coerente em fazer este pedido, isto depois de ter as estações propriedade da REP ou por si licenciadas a anunciarem-se por voz ou em APRS e DPRS, por exemplo; http://gaprs.net/info/a/CQ0DLX+B . Quem o quiser furtar, será que não saberá na mesma, onde e como o encontrar "online", sem ser por uma mera listagem por mim publicada e datada no tempo..!?

Seguidamente e pelos mesmo motivos o que vai sugerir; retirar das listas o tom de proteção e porque não as frequências de funcionamento ou mesmo a associação a que foram licenciados ou autorizados, etc, etc. Será que ainda não se apercebeu que está simplesmente a tentar "tapar o sol com a peneira", pois quem ouvir a identificação de muitos repetidores com o locator fica imediatamente a saber com um erro máximo de cerca de 7,2 km por 4,6 km a sua localização, e a partir daí é só olhar para onde fica a torre, por exemplo, no Google Maps...isto obviamente para não falar de quaisqueres outros sistemas de APRS e DPRS ligados ou nas suas proximidades que certamente, pelo seu raciocínio, terão de ser banidos do conhecimento publico.

Muito francamente, nos tempos de hoje, acha que não seria muito idiota considerar antes a possibilidade de instalar sistemas de alarme/videovigilância nos repetidores, quiçá operados remotamente com recurso às próprias bandas de amador, antes de sugerir irrefletidamente tal coisa.

Faça, por favor, uma simples pesquisa por " listagem repetidores" no Google e veja quantos resultados obtém...só tem atualmente cerca de 14 000... será que sabe quantos anos vão ficar na Internet... será que vai propor também aos administradores dos vários sites onde estão disseminados apaga-los, porque descobriu agora que não deveriam ser do conhecimento público. Pergunto-me, será que isto faz nesta altura qualquer sentido...?

 O Senhor Carlos Nora, como radioamador e importante dirigente associativo de uma prestigiada entidade, fica infelizmente mal retratada neste seu e-mail pois a sua elevada conduta, na revelada tolerância e compreensão pelos meus e-mails enviados para os seus endereços de correio electronico, aos os considerar a partir de hoje como LIXO (spam), isto é, se já não o eram antes para lá remetidos..?

Assim sendo, não me deixou outra alternativa do que tornar um pouco mais publica e livre a minha resposta, pois temo que dela não seja dado conhecimento a todos os destinatários.

Sempre tive e tenho por si e pelo difícil lugar que ocupa dentro da comunidade radioamadoristica tanto a nível nacional como internacionalmente, a melhor consideração em especial por aquilo que representa como seu Presidente e portanto peço-lhe em meu nome pessoal e como radioamador português que dignifique antes demais essa associação, mais que centanária, pois todos nós necessitamos da Rede dos Emissores Portugueses.

Com os meus melhores cumprimentos,

João Costa (CT1FBF)



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Carlos Nora <carlosnora.ct1end  gmail.com>
Data: 20 de janeiro de 2012 18:56
Assunto: Listagens e dados de repetidores
Para: Lista REP-RedeEmissoresPortugueses <rep-redeemissoresportugueses  yahoogrupos.com.br>
Cc: CT1FBF-João Costa <ct1fbf  gmail.com>, CT1FBF-João Costa <joao.a.costa  ctt.pt>


Prezados Colegas

Peço desde já as minhas desculpas pelo assunto, mas não poderia deixar sem esclarecimento aos Sócios da REP e ao próprio.


Na função dirigente associativo no dia 17 de Janeiro de 2012 enviei um email dirigido ao senhor João Costa, CT1FBF a solicitar a retirada dos dados de latitude e longitude dos sistemas licenciados pela REP das listagens elaboradas pelo mesmo, justificando que estes dados davam as localizações exactas não deveriam ser do conhecimento público, ver anexo 1.

O senhor João Costa, CT1FBF respondeu ao meu e-mail onde pode ser vista a sua resposta no anexo 2.

Ao qual respondi novamente, resposta esta que poderão ver no anexo 3.


Hoje, dia 20 de Janeiro de 2012, por motivo da alteração das frequências do repetidor D-Star da REP localizado em Portalegre, verifico que o senhor João Costa, CT1FBF não tomou em consideração os meus e-mails bem como a nossa pretensão, editando novas listagens de repetidores e fazendo a sua divulgação pelas listas informativas com o “Listagem actualizada de repetidores de fonia em VHF e UHF a 20/Janeiro/2012” e tendo 2 arquivo(s)



 Tabelas de Repetidores Nacionais a 20_Janeiro_2012_ss.pdf

 Tabelas de Repetidores Nacionais a 20_Janeiro_2012.pdf



A atitude do senhor João Costa é por mim considerada uma enorme falta de respeito pela Associação que represento, bem como pela minha pessoa.


Senhor João Costa, como radioamador deveria ler o código de conduta, no mínimo respeitar os pedidos dos outros e tolerar outras opiniões diferentes das suas. Sendo assim só me resta considerar que a falta de tolerância e compreensão é presente em tudo o que seja representado por mim ou pela Associação que represento, todos e quais assuntos em emails por si enviados para os meus endereços de e-mail, serão considerados spam.


   Aos colegas dirigentes associativos que tenham conhecimento deste assunto, aqui ficou expressa a nossa pretensão, inclusive junto da ANACOM para serem retirados os dados de latitude e longitude dos sistemas instalados, sei perfeitamente que há muitas outras maneiras de os localizar, mas não facilitar poderá ajudar.


Como radioamador me despeço com um forte 73

Carlos Nora, CT1END

NNNN





Mais informações acerca da lista CLUSTER