ARLA/CLUSTER: DRM worldwide

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 12 de Janeiro de 2012 - 12:51:10 WET

Bom dia carissimos

O DRM assim como o IBOC tambem têm a possibilidade de transmitir em
simulcast.   http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/drm_taka.htm
Fizemos testes variados em simulcast, mas o problema era que tal como diz o
Pedro, a qualidade dependia em grande parte da selectividade do receptor.
Um receptor ranhoso o que dava era um sinal de AM cheio de sopro à mistura.
Os receptores baseados em IQ, como o caso dos SDRs são muito eficazes nesse
aspecto por causa do cancelamento de imagem. No que toca à emissão em
simulcaste, e comparando o IOBOC e o DRM, o DRM é sem duvida melhor, pois o
"shape" do DRM é bastante superior ao do IBOC. Olhando no analizador de
espectros o DRM se se ajustar convenientemente o emissor, produz um sinal
limpinho, com uma relação noise sideband/ peak power que chega a 50dBs,,
enquanto que o IBOC pouco melhor que 30 dbs e mais largo.
Quanto ao SFN funciona sim!..    http://www.drmradio.co.uk/sfn.html  .Fizemos
meses de emissões em SFN DRM30 com a voz da Russia, e funcionava
relativamente bem. Por vezes havia algum problema com o fading selectivo,
mas os resultados não foram maus. Claro que os problemas aumentam na medida
em que se sobe o bitrate da emissão. Normalmente trabalhava-mos com um BR
de 11Kbps, o que para musica é baixo, mas para news é suficiente. Por outro
lado, como diz o Pedro, tambem fizemos testes a transmitir simultaneamente
4 programas distintos, pelo mesmo TX e na mesma QRG. No caso eram
noticiários em 4 idiomas diferentes em simultâneo. Neste caso o BR total é
a soma dos BRs de cada programa. Tambem têm a possibilidade de utilizar os
outros serviços, não para voz, mas sim para dados, como por exemplo o
journaline   http://www.drmradio.co.uk/journaline.html  . mas claro a
grande vantagem é o diveemo
http://drm.org/uploads/files/DRM_Thomson_for_IBC_20100913-final.pdf   que
apesar de ser lento faz umas coisas engraçadas, como por exemplo slide show
ou apresentações power point, alem de permitir mesmo video em movimento
tipo câmeras de segurança. Este diveemo ainda está em desenvolvimento.

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 12 de Janeiro de 2012 01:58, Renato Encarnação