ARLA/CLUSTER: DRM worldwide

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com

Faltou mencionares duas coisas creio ...

O sistema americano facilita a migração pois permite a emissão ser em
simultâneo em analógico e digital com o mesmo emissor, apesar de ser
alvo de muitas criticas porque muitos receptores analógicos de baixa
qualidade que não cumprem completamente as regras de filtragem eram
muito interferidos pela componente digital do sinal, algo similar ao que
acontece num telefone fixo analógico ligado a uma linha ADSL activa sem
o filtro passa-baixo aplicado.

Em relação ao DRM/DRM+ há também um aspecto importante adicional a
mencionar, o mesmo emissor pode em simultâneo difundir multiplos
programas por partilha estatística do canal, de forma muito similar ao
que acontece nos transponders comerciais de tv/radio por satélite
(DVB-S) ou da actualmente em voga TDT (DVB-T).
Isto permitiria por exemplo RTP (RDP) emitir Antena 1,2,3,RDPi,RDPa,
etc. sem ter de usar múltiplos emissores em cada local o que significa
poupanças significativas de energia, manutenções, etc.
Claro que quantos mais programas partilharem o canal a qualidade do
áudio de cada um terá de ser reduzida para todos la caberem...

Nota: Claro que quando o DRM for implementado cá, pagaremos mais que os
cerca de 2,5eur/mês de contribuição audiovisual e existirão muitos menos
programas de serviço público, provavelmente até concessionados a privados.

Confirma-me só Mourato, uma coisa que não tenho a certeza, o DRM/DRM+
está preparado para o funcionamento em rede de frequência única (SFN)
como o DVB-T?
Faz todo o sentido.

73!