ARLA/CLUSTER: DRM worldwide

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega Sergio boa noite
O sistema americano não é DRM, mas sim IBOC ( IN BAND ON CHANNEL). O IBOC
tem um sistema fechado e não é gratis. Todas as emissoras que utilizarem
esse sistema têm que pagar direitos à fabrica, que é a proprietária do
CODEC.
No DRM isso não acontece, pois o CODEC é aberto, e de uso publico sob
licença GPL.
O DRM+ é para emissões acima de 50MHz, para substituir o FM actual, com
vantagens de economia de espectro, pois em termos de robustez é mais
complicado do que o FM.
O DRM+ (DRM PLUS) ocupa um canal de 100KHz e a qualidade é tipo CD, com
possibilidade de sorround, enquanto o actual FM estereo ocupa um canal de
250KHz.
Com a tecnologia actual de FM analógico, (que eu acho melhor que digital)
1MHz  de espectro pode ser ocupado por 4 estações em FM estereo, com DRM+ o
mesmo MHz pode alojar 10 estações com qualidade de CD.

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*