ARLA/CLUSTER: Ainda sobre as Antenas enterradas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Ora vamos lá a ver umas "continhas". Um emissor de 100 watts ligado a uma
antena dipolo normal, instalada de acordo com as boas regras de RF
produzirá uma potência radiada de cerca de 162 Watts (considerando o ganho
do dipolo sobre o radiador isotrópico) .
Agora, seguindo o mesmo principio, vamos ligar o mesmo emissor, com a mesma
potência, a essa dita antena enterrada e aos 100w vamos aplicar uma
atenuação dos tais 40dBs... Pronto...já temos a potência radiada...10
miliwatt...!!!...Ou seja: Aplicamos na antena 100 watts e 0,01 watts são
radiados, perdendo-se por tal, 99,99 watts...Mas que bela antena!!! Acham
que vale a pena andarem a cavar uma vala para testarem uma coisa
destas?...Mais vale ligarem o radio a uma carga ficticia e falarem para o
receptor que está na prateleira de cima....E depois dizem que a antena
enterrada não recebe ruido! eheheh!...Pois não!!!.. A carga tambem não!
A não ser que queiram treinar para agricultores (que ainda vai fazer falta
andar de enchada na mão) o resto é tempo perdido.

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*