ARLA/CLUSTER: Magnífica experiência!

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Domingo, 5 de Fevereiro de 2012 - 01:44:44 WET

Caros colegas,

Aproveito mais uma rara oportunidade de participar neste fórum, para vos
transmitir as minhas impressões sobre a interessantíssima experiência de
SSTV via CQ0UARB da Serra da Arrábida.
Começo pois por vos comunicar grande satisfação que me proporcionou esta
experiência fantástica entre as 21:30 de ontem, Sábado 4 de Fevereiro e a
1:00 de hoje, dia 5 de Fevereiro de 2012.
Fico muito grato à participação das seguintes estações:

CS7ABI - Fernando Roque;
CT1PT - Carlos Pinheiro;
CT1END - Carlos Nora;
CT1HMN - Sérgio Matias;
CT1ILO - Vítor Barreira;
CT2IXQ - António Viegas... Assim como todas as restantes estações que não
emitiram nem receberam desta vez imagem, mas que nos permitiram aproveitar a
estação repetidora para esta fantástico ensaio, em particular os colegas
Sérgio Madeira (CT1BEC) e Fernando Seco (CT2GAI).
Muito obrigado por esta notável noite de rádio.

Infelizmente não consigo fazer actualmente chegar o meu sinal nem à estação
repetidora de SSTV do Entroncamento - CQ0SSTV, em 433.400 MHz, nem à estação
situada em Sintra - CQ0TAAS, em 144,500 MHz, pelo que foi uma oportunidade
inigualável para praticar Televisão de Varrimento Lento acima dos 30 MHz.

As técnicas utilizadas foram muito variadas, mas em termos de software
destacam-se 2 programas em particular - o MMSTV e o Digital Master.

Foram testados vários modos de emissão tendo sido o mais vulgar o varrimento
em Martin 1.
As melhores imagens foram no entanto obtidas em MP 115. Comparem, através os
ficheiros anexos, a mesma imagem enviada (com escassos minutos e intervalo)
nestes 2 modos pelo Sérgio (CT1HMN).

Haveria muitos aspectos técnicos a comentar, mas esta mensagem já vai longa
e a hora adiantada.
Termino apenas com o convite à vossa participação no próximo dia 3 de Março
de 2012, a partir das 21:30.
Dessa vez não me será possível estar presente, mas acredito que muitos dos
que hoje participaram na emissão inaugural estarão activos nesse dia.
A 7 de Abril farei todos os possíveis para experimentar convosco novos
modos, mas sobretudo outro equipamento de emissão/recepção e diferentes
inovações, incluindo o teste a outros programas.
Se o entusiasmo persistir... passamos as emissões a uma periodicidade
quinzenal.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37