Re: ARLA/CLUSTER: A diversidade é sempre mais importante que a unicidade.

Gamito ct1czt radiotelegrafistas.com
Segunda-Feira, 31 de Dezembro de 2012 - 20:43:41 WET

Estimados Colegas com Indicativo de Estação de Amador!

Ao terminar este memorável ano de 2012, e depois de ter vindo a assistir  à
muito interessante discussão sobre   REP, a IARU, a Federação, e as
milhentas Associações, não podia oferecer mais resistência à minha também
vontade de dizer coisas.

E sendo assim, com o devido respeito por todos os pontos de vista que neste
Fórum tem sido expostos aos incomodados da plateia:

A REP não serve ?

Os seus dirigentes não servem? Não satisfazem, as necessidades do
radioamador nacional ?

Quais foram as alternativas credíveis e convincentes apresentadas até hoje?

Qualquer que fosse a alternativa  resolveria o problema dos incomodados?

Já alguém pensou em constituir-se como alternativa aos anteriores, actuais
e até futuros dirigentes da REP ?

É algo que deveria ser equacionado pelos incomodados. No dia em que as
mentalidades hajam mudado, todos os problemas ficarão resolvidos. Enquanto
isso, receio que tenhamos que de quando em vez  assistir ao nobre debate
sobre se os anjos tem sexo ou não.

Uma Federação?   Só se sediada na Ilha do Corvo para ser equidistante! Caso
contrário.....

Pessoalmente não vejo qualquer inconveniente na existência das várias
associações existentes como não vejo hipótese alguma de uma delas vir a
constituir-se na total, inabalável e intrínseca defensora dos interesses do
mais incomodado radioamador português.

Não só por isso mas também por isso, é meu entender que a existência da
REP, pelo facto de ter nascido no primeiro quarto do séc. XX não deve
seguir o mesmo destino dos reformados do presente nem tão pouco deve ser
destruída, poderá eventualmente sofrer reformulação mas para isso os
incomodados terão que lá estar. A via ensinou-me que ao apresentar-se um
problema, duas ou mais propostas de solução credíveis devem igualmente
apresentar-se. O que vejo é propostas de destruição do pouco que existe, em
vez de um contributo válido para o seu melhoramento.

A REP deverá portanto continuar a servir o nome de Portugal
representando-o, bem como os interesses dos seus radioamadores.

Pode-se não crer que assim seja. Mas goste-se ou não é a solução viável.
Colabore-se com ela. Ponha-se lá gente capaz se esta não servir. Em última
análise há sempre a hipótese de os incomodados promoverem uma manifestação
à porta da IARU exigindo que a associação XYZ que tem 11 sócios que por
sinal estão agora nos corpos sociais, reúne as condições para a representar
e entende que quase 90 anos de *International Amateur Rádio Union* já
chega. É altura de ser a XYZ a representá-la.

Durante pelo menos três dezenas de anos andou tudo a assobiar para o lado e
agora as queixas aí estão.

Expresso os meus votos de um bom 2013 a toda comunidade radioamadorística
nacional.

António Gamito - CT1CZT