ARLA/CLUSTER: Um Rádio Amador salva as vidas de um avião de passageiros!

CT1GZB - José Luís Proença ct1gzb netcabo.pt
Sábado, 29 de Dezembro de 2012 - 17:37:14 WET

A ser verdade, porque que é que este tipo de notícias não passam nos “media†?
Bom 2013.

Compartilho noticia.
Ulysses Galletti

Um Rádio Amador salva as vidas de um avião de passageiros!

Ele ouviu o pedido de socorro do voo Dublin-Boston e fez uma ligação com um aeroporto. Até onde pode chegar a ajuda dos radio amadores em todas as áreas, é algo que nunca saberemos muito bem. Especialmente, quando dos dois lados se encontram operador e ouvinte.
Este é o caso de Benny Young, um rádio amador americano que estava sintonizado na comunicação de aeronaves, quando ouviu um pedido de socorro (mayday) do voo da United Airlines de Dublin para Boston. Esta ocorrencia teve lugar durante o furacão Sandy que atingiu a costa leste dos Estados Unidos no final de Outubro.
Segundo foi dado a conhecer pela companhia aérea afetada e pelas autoridades de tráfego aéreo, o avião voou sem qualquer meio de comunicação, em condições muito perigosas que poderia ter resultado em um acidente trágico. Após o contacto de rádio com o piloto, Young fez uma ligação entre este e o aeroporto, assegurando que ambos recebessem as respectivas mensagens. "Eu acabei de falar com o piloto por cerca de 17 minutos e deram-me os dados da rede de emergência. No aeroporto, ouviam-me mas não podiam ouvir o piloto por causa de um problema com os transponders no chão, que haviam sido afetados pela tempestade.
Nós fomos capazes de conseguir desviar o avião porque os ventos chegaram a ser medidos a 95 kmh em Boston ", explicou.
Sua aventura não termina aí. Na mesma noite ajudou outro avião que comunicou com ele na mesma freqüência que foi usada com o piloto da United. Publicado em http://eb1hys.blogspot.pt/

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53
REP # 1418
SKCC # 8178
CT-QRP # 058