ARLA/CLUSTER: A diversidade é sempre mais importante que a unicidade.

ACViegas acviegas hotmail.com
Domingo, 23 de Dezembro de 2012 - 22:32:11 WET

Caros Colegas, desejo a todos umas sinceras Boas Festas.

Tendo estado atento desde o primeiro email do colega João Costa, e, muito me tem espantado este manancial de ideias, mas é pena, que alguns que aqui escrevem, e bem, depois não sejam capazes de serem coerentes com o que dizem, ao ponto de quem lê e não conheça todos os factos, tire dilações um pouco incorretas.

Como é com uma notícia da URE, uma associação congénere da REP, membro da IARU, como a REP, pode ter um tipo de tratamento, e, em relação á REP, só falta dizer que é um bando de malfeitores e malandros!

Eu estou no radioamadorismo como classe B desde 2004, já fui e sou dirigente associativo de duas associações, neste momento só de uma, e como todos nós, gostamos de saber as origens e as historias do que se fala, a REP, tentei saber por várias fontes o que levou a haver este anticorpo que é a REP.

Com a revolução e a reposição de um regime democrático o livre associativismo cresceu e deu os seus frutos, o aparecimento de varias associações, o amadurecimento democrático das instituições como o caminho natural da evolução de um estado e sociedade, livre e democrática.

Mas o que eu vejo aqui no radioamadorismo ao fim destes anos todos, não é mais do que espalhar o desagrado por uma associação que tem 87 anos de existência com bons e maus momentos, por elementos que não explicam o porquê de não gostarem ou estarem contra a existência da REP, uma caça às bruxas passado 38 anos da Revolução dos Cravos.

Em 2004, e, 2005 falava-se em Federações, confederações, inclusive, a famosa UARP, com sede em Leiria, com "pernas para andar" citei, tudo foi discutido por ilustres colegas e vou citar, como CT1ETL, Miguel Andrade, e, CT1EWA Paulo Santos, mas como no tempo do Vasco da Gama e dos descobrimentos os velhos do Restelo estavam atentos e embora o trabalho apresentado pelo colega Miguel Andrade até tivesse pernas, aonde pecou foi na tentativa de passar para a "confederação " o papel de entidade IARU que até agora a REP detêm.

Passados estes 7 anos vimos novamente, e após mail da URE, tentar fazer crer que o mal do radioamadorismo nacional é a REP.

Eu gostaria que alguns dos que assistiram às reuniões com a ANACOM em 2004 e 2005, sim!, houve reuniões e foi discutido o novo regulamento, mas parece-me que a memória dos homens é curta, neste caso muito curta!, viessem aqui a terreiro falar e dizer o que aconteceu.

Mas tal não vai acontecer pois entre colegas de alto gabarito com posições importantes no ensino superior a dirigentes associativos, dessa altura de todas as associações, a preocupação era discutir assuntos tais como, a classe B poder emitir nos 20 mt , e os 10mt depois aceites , para a Classe C,  e outra querelas sem importância para a ANACOM , mas com "muita importância" para os dirigentes da altura.

SIM,  colegas CR E CS nós os CT2 e CT5 eramos vistos por alguns ,como aqueles que iam buscar os testes á REP e decorávamos estes para fazer o exame!, independentemente das nossas capacidades e experiencia profissional!, como vêm os "novos velhos do Restelo" ainda andam por ai!

Eu como dirigente associativo, desde a primeira hora que tento ter um comportamento que penso primar pela partilha de opiniões e livre pensamento e respeito pelas opiniões dos outros, sejam boas ou más, para mim e para a instituição pela qual eu visto a camisola , pois foi para isso que a geração dos meus pais lutaram e conseguiram, A DEMOCRACIA!.

Até esta hora do dia 23 já li e reli todos os emails enviados respostas e talvez algumas pequenas fogueiras inquisitórias, mas continuo a pensar que o trabalho desenvolvido pela equipa que eu lidero, não irá ser posto em causa como sendo contra o Radioamadorismo Nacional, mas sim um salto qualitativo para o futuro do Radioamadorismo Nacional.

Assim como penso que todos os protagonistas que escreveram estes mails , nas suas atividades associativas primam também por isso.

Então o que está acontecer? Perguntam alguns dos colegas mais novos.

Eu também tenho dificuldade de perceber muitas das vezes o porquê.

Quando os colegas pedem que exista dialogo, este já existe e a verdade é que até resultou, foi as reuniões entre associações, o Campeonato Nacional de V/UHF, e outras atividades.

Será que já não basta o estado em que homens e mulheres cidadãos deste país andam? Refletindo-se este estado de coisas nas próprias associações, para nós, nesta data, andarmos a esgrimir opiniões e pensamentos contra outras associações?

Foi dito por um colega que é difícil e triste ver a assembleia da REP com meia dúzia de elementos, mas faltou dizer o resto, não é só na assembleia da REP! Temos de ser coerentes.

Nós Radioamadores tornamo-nos comodistas, a internet , o msn o Skype ,é mais fácil e privado do que estar a falar via radio, estando todos a ouvir , sim acreditem, podem não dar por eles mas eles estão na escuta.., não , não são os extraterrestres, e, nem a ANACOM, mas, sim, colegas que gostam de coscuvilhices e de  ter para contar. E dentro do nosso hobby o darmo-nos com Y em detrimento de Z é muito difícil, eu que o diga!

Colegas, estive 6 meses afastado de Portugal, por motivos profissionais, e, estive sempre em sintonia com os mails que iam aparecendo neste meio de comunicação e partilha de informação radioamadoristica,  que é o "Cluster"

Abstive-me de dar opiniões e resposta a alguns temas um pouco críticos, mas em relação a este tema para finalizar o ano em beleza acho que foi conseguido.

Conseguiu-se mais uma vez falar da grande associação nacional que é a REP, por bem ou por mal.

Despeço-me com desejos de Boas Festas para todos e que o ano de 2013 traga mais vontade de contactos via éter e mais atividade radio amadorística, por parte de todos os Radioamadores Nacionais anónimos e pelas associações radioamadoristicas deste grande país que é Portugal.

ACViegas

CT2IXQ