Re: ARLA/CLUSTER: A diversidade é sempre maisimportante que a u nicidade.

AV radiophilo gmail.com
Domingo, 23 de Dezembro de 2012 - 03:19:43 WET

A IARU foi fundada em 1925 e teve um papel fundamental na criação do
radioamadorismo como serviço de radiocomunicações legalmente estabelecido,
na conferência de Washington de 1927.

Não tenho notícia de ter havido amadores portugueses envolvidos nessa
aventura, e menos ainda  instituições. Apesar de ter sido criada em 1926, a
REP apenas veio a integrar a IARU já em 1931.

Não posso garantir que não houvesse outras associações de amadores na
altura, mas a REP seria sem dúvida a mais importante, até porque era já
sucessora de outras iniciativas associativas do seu fundador. Estes clubes
de emissores de rádio tinham interesses diversos dos do movimento
internacional de radioamadorismo e a própria REP tardou 5 anos a atribuir
importância à filiação na IARU.

Para além dos motivos históricos, não há nenhuma razão particular para ser
a REP a sua filial portuguesa.
Parece-me que nenhuma associação até hoje mostrou interesse ou iniciativa
em tomar esse lugar, embora isso fosse perfeitamente possivel.
Parece que a motivação principal das propostas para a criação de uma
federação é justamente a de que esta  assuma esse papel, retirando-o à REP,
o que julgo que seria uma coisa boa para todos. A REP carece de
representatividade verdadeiramente nacional, o que não faltaria a uma
federação.

Já não tenho tanta certeza que uma voz única face à administração nacional
seja uma boa ideia, e julgo que seria preferível que cada associação, que
representa afinal interesses particulares, continuasse a ter voz activa e
individual junto da Anacom.

73,
António Vilela
CT1JHQ