ARLA/CLUSTER: Proposta para a Categoria 3 na Belgica eleva potencia para 50W e acesso de 3,5 a 52 MHz e 144 / 430 MHz

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 12 de Abril de 2012 - 16:05:08 WEST

Renato
A tua ideia está certa. É efectivamente, e por outras palavras,  a potência
radiada, equivalente à PWR de alimentação da antena. Ou seja: Se houver
ganho, este será sempre à custa de deformação do lóbulo do radiador
isotrópico. O lóbulo isotrópico é esférico e pressupõe uma radiação
perfeitamente uniforme em todas as direcções. Qualquer deformação
corresponderá a um aumento de potência radiada, mas sempre numa determinada
direcção. As siglas PAR (potência aparente radiada) deviam ser sempre
acompanhadas de "na direcção de Xº ".
A maior dúvida pode surgir em termos de PEP ou continuos carrier. São
coisas distintas e deviam estar bem claras. Um emissor de A1A ou F3E não se
mede em PEP. Apesar de que o PEP deve ser igual ao  key-down ( admitindo a
utilização de uma fonte de alimentação estável), um sinal modulado em
amplitude como é o caso do SSB, deve ser sempre expresso em potência PEP,
pois um wattmeter para medir portadora continua mede pouco mais que 1/4 do
PEP, quando a medir um sinal modulado em amplitude.  (O SSB, assim como o
AM, é um sinal variável em amplitude). Daí muitos colegas se queixarem de
que o radio deles (aparentemente ) "só dá 30w em SSB".

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*