ARLA/CLUSTER: Redes MESH extendem-se ao radioamadorismo.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 3 de Abril de 2012 - 17:37:40 WEST


Rede MESH ou rede de malha, é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a cabo ou infraestrutura wireless. Uma rede infraestrutura é composta de APs (Access point=Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aqueles AP para aceder à rede. 

Uma rede MESH é composta de vários nós/roteadores, que passam a se comportar como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente/utilizador se conecte em qualquer um destes nós. Os nós têm a função de repetidores e cada nó está conectado a um ou mais dos outros nós. 

A grande mais-valia é cada novo integrante da rede, cada novo nó, além de ser um simples usuário é também um servidor. Isso permite que a rede cresça rapidamente sem necessidade de instalação de servidores dedicados.

Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos. Já existem redes com cerca de 500 nós e mais de 400.000 utilizadores operando gratuitamente em São Francisco nos E.U.A.

Hoje em dia as redes mesh são implementadas com equipamentos WiFi. Mas não basta o hardware, é preciso também software específico.

Um dos projetos mais interessantes mundialmente é o OLPC (One Laptop per child) que pretende criar um notebook de menos de 100 dólares e que virá integrado gratuitamente  com acesso à rede mesh. Assim, cada novo OLPC que entrar na rede a rede fica maior.

Em Espanha o Projecto HSMMN (High Speed Multimedia Networks) liderado por Alex Casanova (EA5HJX) está a ser implemento tendo por base este conceito de redes compartilhadas.

Mais informações sobre este projeto desenvolvido por radioamadores e não só, podem ser obtidas em: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/2010-May/019268.html 







Mais informações acerca da lista CLUSTER